Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Serviços de entrega de comida estão a ser usados para transportar droga

Interpol diz ter recebido alertas deste tipo de situações em "Irlanda, Malásia, Espanha e Reino Unido".

Serviços de entrega de comida estão a ser usados para transportar droga
Notícias ao Minuto

13:56 - 30/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Interpol

A Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) lançou, esta quinta-feira, um aviso à população a propósito do número crescente de casos de "organizações criminosas que estão a usar serviços de entrega de comida para transportar drogas e outros bens ilícitos".

O fenómeno 'disparou' depois de vários "países entrarem em quarentena durante a pandemia de Covid-19", tendo os primeiros relatos sido entregues pelas autoridades de "Irlanda, Malásia, Espanha e Reino Unido".

Este tipo de estratégia tem sido, predominantemente, utilizado para o transporte de "drogas como cocaína, marijuana, cetamina e ecstasy", tendo já sido intercetada, por exemplo, na Irlanda, onde foram apreendidos "oito quilos de cocaína, assim como duas pistolas, em caixas de pizzas".

Stephen Kavanag, diretor executivo dos serviços policiais da Interpol, diz ter emitido um "alerta roxo" aos 194 países que compõem a organização, no sentido de que estes providenciem informações quanto a novos casos deste tipo.

"É graças a Espanha e a outros países, que estão a partilhar informação policial vital através da Interpol, que conseguimos assegurar que a aplicação da lei a nível mundial é, não só mantida atualizada quanto a ameaças criminosas emergentes, como também capacitada para lidar com elas", referiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório