Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: 409 mortos e 13.956 infetados cá; Quase 89 mil mortos no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a pandemia de Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: 409 mortos e 13.956 infetados cá; Quase 89 mil mortos no mundo
Notícias ao Minuto

07:40 - 09/04/20 por Filipa Matias Pereira

Mundo Covid-19

O Governo esteve, nos últimos dias, a reavaliar a reabertura dos estabelecimentos de ensino que estão encerrados desde o dia 16 de março devido à pandemia de Covid-19, que já infetou mais de 13 mil pessoas em Portugal.

Com efeito, o Executivo de António Costa anunciará hoje a decisão em relação às atividades letivas presenciais no terceiro período, depois de ter ouvido durante dois dias especialistas, representantes da comunidade escolar, partidos, sindicatos e os órgãos consultivos do Ministério da Educação.

Recorde-se ainda relativamente às restrições de circulação que os portugueses estão, desde as 00h00 de hoje e até às 24h00 de segunda-feira, confinados ao seu concelho de residência, sendo abertas exceções para motivos de saúde ou trabalho. Durante este período, estão igualmente  interditos os voos nos aeroportos nacionais.

O novo coronavírus continua sem dar tréguas um pouco por todo o mundo. Itália, França, Espanha, Reino Unidos e Estados Unidos são, neste momento, alguns dos países mais afetados pela pandemia

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h23 - Continue a acompanhar aqui as próximas atualizações sobre a Covid-19. 

14h31 - Morreram 100 médicos em Itália. "São números dramáticos", alertou o presidente da Federação Nacional da Ordem dos Médicos italianos. Indicou ainda o responsável que há profissionais da saúde a combater esta pandemia "descalços" de equipamentos de proteção.

14h30 - O teste avaliará os doentes que adquiriram imunidade ao SARS-CoV-2 e assim sendo não estão em perigo, nem necessitam da vacina quando esta estiver disponível, mas o teste também permite identificar e manter em segurança os doentes sem imunidade enquanto a pandemia perdure.

14h20 - Todas as Pousadas da Juventude nacionais estão disponíveis para acolher profissionais de saúde, idosos deslocados de lares, doentes com covid-19 ou sem-abrigo, num total de 2.400 camas, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde.

14h13 - Portugal vai começar distribuir 90 mil zaragatoas recebidas no início da semana e prevê receber na sexta-feira "um milhão de testes" de diagnóstico da covid-19, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde.

14h18 - Fique com breves notícias relacionadas com a pandemia da covid-19:

  • Torrestir distribui um milhão de luvas em instituições de idosos - A Torrestir distribuiu um milhão de luvas junto de diversas instituições de solidariedade social em todo o país.
  • Haitong Bank antecipa pagamento a fornecedores e doa material de proteção - O Haitong Bank vai pagar a pronto as faturas dos seus fornecedores em Portugal, pagamento que já era feito, de uma maneira geral, a 30 dias, e doar material de proteção contra a covid-19.
  • Grupo Bacalhõa oferece 4.000 litros de gel desinfetante e 15.000 máscaras cirúrgicas - O grupo disponibiliza ainda tratores para higienização de espaços públicos.

14h15 - No primeiro dia de proibição de circulação fora dos concelhos de residência o acesso ao Algarve pela A2 registava pouco tráfego e quem tentava entrar na região justificava estar a deslocar-se em trabalho, apresentando uma declaração.

14h07 - O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior está a avaliar as condições de implementação do projeto de lei aprovado na quarta-feira que prevê o ajuste das propinas se o ensino à distância não for assegurado.

14h02 - Três semanas depois de ter alertado Boris Johnson para necessidade de os profissionais de saúde terem equipamentos de proteção individual, o médico Abdul Mabud Chowdhury perdeu a batalha contra a Covid-19. 

No dia 18 de março, indica a Sky News, o médico escreveu ao primeiro-ministro britânico uma mensagem, pedindo-lhe para "urgentemente" garantir equipamentos de proteção individual para "cada trabalhador" do Serviço Nacional de Saúde brtiânico. O urologista trabalhava no leste de Londres e morreu na quarta-feira no Queen's Hospital, em Romford

13h58 - Doze dos 57 utentes da Mitra da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa estão infetados com Covid-19, revela a TVI24. Indica a estação de Queluz que os idosos infetados encontram-se assintomáticos, isolados num piso e acompanhados por um médico em permanência. 

13h57 - O Lar do Grupo de Ação Social de São Vicente Pereira, em Ovar, revelou hoje ter três utentes infetados com o novo coronavírus internados no Hospital de Santa Maria da Feira e três funcionários doentes em isolamento doméstico.

13h52 - A diretora-geral da Saúde indicou, esta quinta-feira, que está a ser equacionado um cordão sanitário em Castro Daire. "Feita a avaliação de risco pela autoridade de saúde territorialmente competente e reunida a autoridade com a Câmara Municipal [...] vão fazer uma proposta que será entregue à senhora ministra da Saúde e que depois será entregue a quem tem esta tutela". O município conta com 65 casos confirmados e 140 pessoas a aguardar resultados.

13h51 - Cerca de 70% dos alunos que participaram num inquérito sobre o impacto da pandemia covid-19 afirmou que aguenta "o tempo que for preciso" a ter aulas em casa, conclui um estudo do Observatório de Políticas de Educação e Formação (OP.EDU).

13h45 - A concessionária rodoviária Brisa está "a avaliar" os impactos das restrições de circulação impostas devido à covid-19, nomeadamente "ao nível de obrigações contratuais" que possam ser impedidas ou dificultadas, segundo um comunicado ao mercado.

13h38 - Fique com os principais conselhos do INEM e da DGS:

13h32 - Acompanhe aqui a conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde desta quinta-feira.  

13h28 - Em Portugal, a Covid-19 já fez 409 mortos e há 13.956 infetados. O boletim da Direção-Geral da Saúde indica ainda que já recuperaram 205 pessoas. 

13h26 - A Via de Cintura Interna no Porto cortada ao trânsito pela PSP, para verificação do destino dos automobilistas, contrastou esta manhã com a ausência de controlo na Estrada da Circunvalação, que liga aquele concelho a Gondomar, Maia e Matosinhos.

13h22 - Um estudo hoje divulgado alerta que a distância social de 1,5 metros recomendada pelas autoridades de saúde é insuficiente para impedir o contágio por covid-19 e que essa distância deve ser de pelo menos quatro metros.

13h18 - A ASAE fiscalizou uma empresa de venda de acessórios e reparações de telemóveis, em Lisboa, a comercializar o produto álcool gel, com margens de lucro que oscilavam entre os 300% e os 400%.

13h10 - É do conhecimento geral que a Covid-19 tende a afetar mais os idosos e quem sofre à priori de doenças crónicas. Contudo, há uma pergunta que está a intrigar os cientistas de todo o mundo desde o começo da pandemia: por que motivo os homens estão a morrer significativamente mais do que as mulheres? Leia o artigo aqui

13h11 - Lagarde pede "pleno alinhamento" entre política monetária e orçamentalA presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, apelou a um "pleno alinhamento" entre as políticas monetárias e as políticas orçamentais no combate à crise económica da covid-19, para proteger a "capacidade produtiva e o emprego".

13h08 - OCDE deteta aumento brusco do desemprego em março devido à pandemiaA OCDE indicou hoje que, a partir dos dados disponíveis de países que já têm estatísticas para o mês de março, deteta na maioria destes um brusco aumento do desemprego devido à crise da covid-19.

12h58 - Pandemia pode criar mais 520 milhões de pobresUm estudo hoje divulgado pelo Instituto Mundial da Universidade das Nações Unidas alerta que a pandemia da covid-19 pode deixar mais 520 milhões de pessoas a viver com rendimentos inferiores a cinco euros por dia.

12h56 - ONU está preocupada. "Estou profundamente preocupada com a adoção de poderes de emergência ilimitados por alguns países, não sujeitos a revisão", disse Michelle Bachelet, alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, sobre medidas de emergência que estão a ser adotadas como justificativa para introduzir "mudanças repressivas" que podem prolongar-se nos países depois da pandemia.

12h45 - A pandemia já matou quase 89 mil pessoas em todo o mundo, desde que surgiu em dezembro, e infetou mais de 1,5 milhões, em 192 países e territórios. Há também informação de, pelo menos, 312.100 doentes considerados curados pelas autoridades de saúde. Depois de Itália, os países mais afetados são Espanha, os Estados Unidos, França e o Reino Unido.

12h40 - Demitiu-se o diretor do Serviço de Cirurgia Geral e Transplantação do Hospital Curry Cabral, Américo Martins, depois de ver impedida a proposta de reorganização do serviço. Na semana passada, o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central esclareceu que a transferência do transplante hepático do Curry Cabral para Santa Marta se prendia com a necessidade de garantir aos doentes "a máxima segurança". 

12h27 - Uma cidade chinesa situada na fronteira com a Rússia está em estado de alerta, depois de dezenas de casos de infeção pelo novo coronavírus terem sido detetados entre viajantes oriundos do país vizinho.

12h23 - A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) apelou hoje aos doentes com doenças crónicas ou casos súbitos e complexos para que continuem a ir às consultas e aos tratamentos médicos nesta fase de pandemia da covid-19.

12h21 - A fiscalização da PSP numa das entradas de Coimbra, devido à limitação da deslocação para fora do concelho de residência, tem hoje decorrido com normalidade, com a maioria dos condutores precavidos e com uma declaração à mão.

12h17 - A Guarda Nacional Republicana (GNR) tem vindo, ao longo destas duas últimas semanas, a dar aos portugueses um plano de treinos que estes podem (e devem!) seguir para se 'mexerem' um pouco numa altura em que nos encontramos em isolamento social e passamos muito tempo nas nossas habitações. Fique com o de hoje: 

12h16 - A Autoridade de Saúde dos Açores informou hoje que foram diagnosticados 12 novos casos de covid-19 na região nas últimas 24 horas, todos na ilha de São Miguel.

12h15 - Vinte "costureiras solidárias" do programa BIP/ZIP -- Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária da Câmara de Lisboa estão a ajudar a produzir 1.050 máscaras, numa parceria que envolve a iniciativa PORTUGAL COnVIDa TODOS e a Faculdade de Arquitetura.

12h11 - As autoridades de Teerão anunciaram hoje mais 117 mortes devido ao novo coronavírus, o que faz aumentar para 4.110 mortos o balanço oficial da pandemia no Irão, um dos países mais afetados pela covid-19.

12h10 - Cerca de cinquenta estudantes dos últimos anos dos cursos de Medicina das duas escolas da Universidade do Porto voluntariaram-se para, a partir de hoje, trabalhar no hospital de campanha instalado no Pavilhão Rosa Mota.

12h04 - Há boas notícias em ItáliaUma bebé de dois meses, com cidadania italiana, que testou positivo à Covid-19, recebeu alta hospitalar, nesta quinta-feira, depois de se comprovar que já não era portadora do SARS-CoV-2. 

12h00 - Os automobilistas fiscalizados hoje de manhã pela GNR durante uma operação na área de serviço de Vendas Novas da autoestrada A6, uma das principais vias de acesso ao Alentejo, justificaram a sua deslocação e seguiram viagem.

11h54 - A CP suspende serviços de alfas e intercidades durante a Páscoa. A oferta de comboios durante o período da Páscoa foi alterada, em linha com as restrições impostas pelo Governo.

11h52 - A mara do Porto autorizou a isenção do pagamento de avenças nos parques de estacionamento municipais, com efeitos retroativos ao dia 19 de março, desde que o avençado prove que não está a ocupar o lugar atribuído.

11h53 - O secretário-geral das Nações Unidas associou-se à iniciativa 'Todos Por Quem Cuida', defendendo que quem está na primeira linha no combate ao novo coronavírus deve ter todo o apoio "para uma ação eficaz e para a sua própria proteção".

11h46  - Criança não aguenta mais a quarentena e a sua reação já se tornou viral. Veja o vídeo aqui

11h44 - De acordo com o jornal Globo, o mundo pode enfrentar falta de preservativos devido à pandemia de Covid-19. Várias fábricas que produzem o produto têm estado paradas e a Organização das Nações Unidas alertou que, se chegarmos à escassez, as consequências serão "desastrosas". 

11h42 - Benfica adquiriu milhares de equipamentos médicos para doar ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), num esforço conjunto do clube, fundação e futebolistas profissionais, no âmbito do combate à pandemia de covid-19, informou hoje o campeão nacional.

11h41 - Neste vídeo, poderá encontrar os conselhos gerais e de isolamento em língua gestual.

11h33 - O Governo publicou hoje em Diário da República uma portaria que alarga o âmbito dos serviços essenciais na inspeção de veículos, incluindo agora os veículos que deveriam ter-se apresentado antes de 13 de março, mas não o fizeram.

11h30 - "Nesta Páscoa fique em casa". Mensagens da Proteção Civil começaram a ser enviadas pelas 10 horas de hoje para os distritos de Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro.

11h24 - O Hospital Santa Maria, em Lisboa, vai quadruplicar a sua capacidade para cuidados intensivos, atingindo as 120 camas, um aumento que resulta de compras e de doações da sociedade civil, anunciou o centro hospitalar.

11h25 - A Universidade de Évora disponibilizou uma das suas residências, com um total de 21 camas, para acolher os profissionais que estão "na linha da frente" do combate à pandemia de covid-19, revelou hoje a academia.

11h23 - Um pastor pretendia continua a celebrar o culto religioso, apesar das restrições impostas pelas autoridades da Califórnia na luta contra a pandemia de Covid-19. Jon Duncan alegou que os cultos eram "protegidos pela Primeira Emenda e deveriam ser considerados essenciais".  Para evitar que o pastor levasse os seus intentos em diante, o dono do edifício trancou as portas da igreja, revela o New York Post. 

11h20 - Bélgicaé o oitavo país do mundo com maior número de mortes devido ao surto do novo coronavírus (2.523), o quinto em solo europeu, tendo registado mais 283 óbitos (116 em ambiente hospitalar) nas últimas 24 horas.

11h10 - Agora já pode saber qual é o risco de infeção pelo novo coronavírus na sua cidade ou concelho. Quatro investigadores do Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), que pertence ao Instituto Superior Técnico, criaram um mapa que lhe mostra qual a probabilidade através de um código de cores. 

11h09 -  Gan Ruyi, uma técnica de laboratório chinesa, percorreu 300km de bicicleta para poder ir trabalhar, depois de as autoridades terem determinado a paragem dos transportes públicos na luta contra a pandemia de Covid-19. 

11h04 - Com as pistas cheias de aeronaves paradas, o aeroporto de Lisboa viu hoje aterrar mais um avião com material de proteção individual à covid-19, num total de 30 toneladas que serão distribuídas pelos municípios da Área Metropolitana de Lisboa.

10h53 - A Ordem dos Médicos (OM) alertou hoje para a falta de resposta aos doentes prioritários não covid-19, que diz estarem a ser relegados para segundo plano, em áreas que "não podem esperar" como a oncologia ou os transplantes.

10h43 - Os pescadores portugueses e espanhóis defenderam um limite de 12 mil toneladas de sardinha a pescar até julho deste ano, numa posição entregue hoje aos governos dos dois países pelas organizações representativas do setor.

10h39 - Presidente da Câmara de Ovar contradisse, esta quarta-feira, os números relativos à região revelados no último balanço da Direção-Geral da Saúde. Salvador Malheiro escreveu uma publicação no Facebook onde afirma que "infelizmente, o número de infetados confirmados em Ovar não é 273 como hoje vem descrito no relatório da DGS, mas sim 477 de acordo com a autoridade local de saúde". "Dou os nomes se quiserem!", acrescentou. 

10h37 - O diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC) manifestou-se hoje preocupado com o rápido crescimento de infetados com covid-19 no continente que totaliza agora 11.400 casos e 572 mortos.

10h35 -  Espanha regista 683 novas mortes em 24 horas, o que representa uma diminuição no número de mortes em relação a quarta-feira, quando foram registradas 757. Espanha conta já com 15.238 mortes, 152.446 infetados e 52.165 recuperados. 

10h27 - Muitos portugueses a viver na Alemanha desistiram das viagens planeadas na Páscoa, depois de o governo alemão ter anunciado quarentena obrigatória de 14 dias para todos os que chegam ao país e do apelo do executivo luso.

10h21 - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, está "a melhorar" e já "interage com a equipa médica" segundo relatou o Conselho de Ministros, nesta quinta-feira de manhã.

10h08 - Uma equipa de investigadores brasileiros do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) partilharam uma imagem que revela como o novo coronavírus ou Sars-coV-2 controla e subjuga as células do corpo humano e causa quase que irremediavelmente a doença Covid-19.

10h00 - O primeiro-ministro espanhol pediu hoje à oposição de direita para seguir o exemplo de Portugal, onde o presidente do PSD, Rui Rio, fez um "discurso emotivo" a desejar "boa sorte" e a oferecer a sua colaboração na luta contra a covid-19.

09h54 - A Netflix decidiu lançar a sua própria iniciativa para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a Covid-19 assim como eliminar muita da desinformação que ainda circula sobre a doença. Para tal, a empresa anunciou que lançará uma série com novos episódios todas as semanas na sua conta de Instagram.

09h54 - Lembre-se que já estão em vigor as medidas de restrição impostas pelo Governo durante a Páscoa. A PSP recorda que vai garantir que estas são cumpridas. 

09h42 - Num vídeo partilhado pela Direção-Geral da Saúde, Tony Carreira apela a todos que evitem as deslocações fora de casa. 

09h41 - A rede de transplante de órgãos do Reino Unido pode ser forçada a fechar por causa da pandemia de coronavírusalertou um órgão de saúde, o NHS Blood and Transplant (NHSBT) ao Independent. 

09h39 - França está atualmente a desenvolver uma app para controlar a disseminação da Covid-19, usando os smartphones e a ligação Bluetooth para detetar cadeias de transmissão.

09h36 - Um grupo de líderes cristãos em Portugal congratulou-se hoje com "os inúmeros exemplos de altruísmo e de profunda dedicação ao próximo" em diversas áreas, mas em particular na saúde, no combate à covid-19.

09h35 - O Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos divulgou alguns métodos simples para fazer você mesmo a sua própria máscara de proteção contra a Covid-19.

09h25 - Startup Lisboa anunciou o lançamento do portal 'Trabalhar de Casa', uma ferramenta que disponibiliza notícias e outros recursos sobre o trabalho remoto, respondendo assim ao apelo da Câmara Municipal de Lisboa no sentido e criar ferramentas para ajudar o tecido empresarial da cidade. 

09h13 - A West Sea, subconcessionária dos extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), angariou mais de 100 mil euros e está a comprar equipamentos identificados pelo hospital local como "necessidade mais premente" no combate à pandemia covid-19.

09h10 - Entre domingo e segunda-feira, os técnicos de pelo menos quatro ambulâncias do INEM, de Lisboa e Setúbal, recusaram-se a sair em serviço por falta de material de proteção individual. O INEM explica que a falta de material se deve a indisponibilidade no mercado.

09h01 - "Toda a Europa chegou tarde, mas a Espanha foi a primeira a atuar". Pedro Sánchez apelou, esta quinta-feira, à união da União Europeia, referindo que "a UE pode estar em perigo se não houver solidariedade".

09h00 - "Ainda não há motivos para descansarmos. Oxalá abril passe depressa". A afirmação é de Adalberto Campos Fernandes, proferida numa entrevista ao Notícias ao Minuto que pode ler aqui na íntegra

08h58 - O Centro Europeu de Doenças admite o uso generalizado de máscaras pela população em locais fechados e com muita gente, apenas como complementar à etiqueta respiratória e distância de segurança para reduzir a transmissão de covid-19.

08h55 - Médico grava vídeo de técnica respiratória que alivia sintomas de Covid-19. A ideia é que ocorra uma expansão na parte inferior dos pulmões de modo a que o muco lá armazenado seja desalojado e expelido quando o doente tosse.

08h34 - Entre as medidas excecionais do Governo para combater a Covid-19 destaca-se, por exemplo, o apoio excecional para cuidar de filhos e netos, cujo pedido pode ser feito junto da Segurança Social Direta, até esta quinta-feira, dia 9 de abril

08h34 - Uma plataforma para apoiar os produtores e comerciantes do concelho de Coimbra, disponibilizando "um ponto de encontro virtual" com os consumidores face à pandemia da covid-19, em funcionamento há três dias, reúne 48 operadores.

08h00 - Os miúdos estão aborrecidos durante esta quarentena? Fique com quatro dicas para brincar com... papel higiénico!

07h51 - A pandemia da covid-19 matou mais de 87 mil pessoas em todo o mundo desde que a doença surgiu em dezembro e mais de 1,5 milhões estão infetados, segundo um balanço da AFP às 05:30.

07h40 - A comunidade portuguesa em Macau angariou mais de 4,6 milhões de patacas (530 mil euros) para comprar equipamento de proteção para os profissionais de saúde em Portugal e material que garanta mais testes à covid-19.

07h23 - pandemia do novo coronavírus já infectou 108.202 pessoas e causou 2.107 mortes na Alemanha, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo departamento de doenças infecciosas do Institute Robert Koch Institute (RKI).

07h16 - Em Los Angeles, o condado mais afetado pela covid-19 na Califórnia, Estados Unidos, as autoridades de saúde estão a pedir aos residentes que evitem ir às compras nos próximos dias, designando uma semana para ficarem em casa.

07h00 - A European Lung Foundation deu hoje a conhecer um estudo que mostra que os doentes com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e ex-fumadores têm um risco acrescido de desenvolver complicações graves em caso de infeção com covid-19.

06h24 - Um estudo científico chinês hoje divulgado alerta que o levantamento prematuro das medidas de restrição implementadas pelos governos de todo o mundo no combate à covid-19 pode gerar uma segunda vaga da pandemia.

06h20 - A vida corre contra o tempo nos cuidados intensivos do Hospital Santa Maria, onde estão os doentes mais graves com covid-19, exigindo um acompanhamento constante dos profissionais de saúde, que, apesar da adversidade, conseguem manter a serenidade e o espírito de equipa.

06h19 - A organização não-governamental (ONG) Oxfam disse na quarta-feira que a pandemia do novo coronavirus pode colocar mais de 500 milhões de pessoas em situação de pobreza, na ausência de medidas de apoio aos países mais desmunidos.

06h14 - O Governo anuncia hoje a decisão em relação às atividades letivas presenciais no terceiro período, depois de ouvir durante dois dias especialistas, representantes da comunidade escolar, partidos, sindicatos e os órgãos consultivos do Ministério da Educação.

06h11 - Os hospitais de dia de Imunoalergologia e de Reumatologia do Santa Maria vão ser transferidos para o Pulido Valente para que os doentes do serviço de Hematologia possam ter "um distanciamento ainda maior" enquanto aguardam pelo tratamento ou consulta.

06h07 - O empresário de Macau Wu Zhiwei, que produz vinhos em Portugal, vai doar mais de 200 mil máscaras ao Ministério da Saúde português, no âmbito do combate à covid-19, disse à Lusa fonte da empresa.

06h03 - Ansiedade e pânico são os sentimentos expressos pela maioria dos doentes com Covid-19 que chegam às enfermarias do Hospital Santa Maria, um medo partilhado por pacientes com doenças como o cancro, que confessam aos médicos temer morrer desta infeção.

06h03 - O dia-a-dia do Hospital Santa Maria, em Lisboa, modificou-se para acolher os infetados com o novo coronavírus e para poder continuar a prestar assistência com segurança aos outros doentes que precisam de ser operados ou fazer tratamentos como quimioterapia.

06h02 - O Conselho de Segurança das Nações Unidas discute hoje, pela primeira vez, a situação de pandemia, após semanas de impasse devido a divergências entre os seus membros permanentes, designadamente entre a China e os EUA.

06h00 - A China registou nas últimas 24 horas 63 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, incluindo dois de contágio local em Guangdong, província adjacente a Macau, informou hoje a Comissão Nacional de Saúde chinesa.

05h21 - Os deputados espanhóis votam hoje a proposta do governo para prolongar por mais duas semanas, até 25 deste mês, o estado de emergência em vigor desde 15 de março, com o objetivo e lutar contra o novo coronavírus.

03h02 - Os Estados Unidos registaram esta quarta-feira 1.973 mortes causadas pela covid-19, depois de no dia anterior terem também registado um número muito próximo dos 2.000, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.

00h15 - A PSP e GNR começaram às 00h00 de hoje uma operação conjunta para garantir o cumprimento das regras mais apertadas de circulação durante o período da Páscoa e previstas no estado de emergência devido à covid-19.

00h11 - Os portugueses estão confinados ao concelho de residência, exceto por motivos de saúde ou trabalho, e os voos nos aeroportos nacionais estão interditos desde 00h00 de hoje e até às 24h00 de segunda-feira, devido à pandemia de covid-19.

00h10 - Recorde aqui as anteriores atualizações relativas à evolução da Covid-19. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório