Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

AO MINUTO: Mais de 86 mil mortos em todo o mundo. Reclusos libertados

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a pandemia de Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais de 86 mil mortos em todo o mundo. Reclusos libertados

Portugal registou, esta quarta-feira, um total de 380 vítimas mortais de Covid-19, numa altura em que os responsáveis pela Saúde apelam para que não se perca o foco nas medidas de prevenção para a propagação do novo coronavírus

Sobre a possibilidade de o país já ter ultrapassado o período de pico da pandemia, Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, assumiu que Portugal tem registado uma "estabilidade nas curvas [epidemiológicas] - real e projetada -, o que indica que poderemos estar ou não em planalto", mas reforçou que as medidas não podem sofrer um abrandamento, sob o risco de se sofrer um novo pico.

Ao final da tarde foi aprovada no Parlamento a proposta do Governo que cria um regime excecional de flexibilização da execução de penas e indultos a presos devido à Covid-19, com votos contra de PSD, CDS-PP, Iniciativa Liberal e Chega. Foram também travados os cortes de água, luz, gás e telecomunicaçõesa famílias com quebra de rendimentos devido à pandemia.

Entretanto, em todo o mundo, a pandemia da Covid-19 já matou mais de 86 mil pessoas desde que surgiu em dezembro e quase 1,5 milhões estão infetados.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h - Chega ao fim este registo mas continue a acompanhar-nos pela manhã.

23h59 - A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, pediu hoje aos Estados europeus para estarem "lado a lado" na resposta com medidas orçamentais à crise causada pela pandemia de Covid-19, numa altura em que há divergências.

23h57 - A Secretaria de Saúde do estado brasileiro do Rio de Janeiro disse hoje que errou ao informar mortes na Rocinha, uma das maiores favelas da região, devido ao novo coronavírus, indicando que há apenas casos de infetados.

23h42 - Doze elementos da PSP de Braga estão infetados com o novo coronavírus, confirmou fonte do Comando Distrital de Braga ao jornal O Minho. Entre os casos, dez são da Esquadra de Investigação e Fiscalização Policia, entre eles elementos das chefias.

23h37 - O surto de novo coronavírus matou uma mulher norte-americana de 86 anos e três dos seus filhos em apenas dez dias. Antoinette Franklin, Herman Franklin Jr., Anthony Franklin Sr. e Timothy Franklin perderam a vida entre 20 e 30 de março.

23h26 - Estas são as melhores lições que podemos aprender com o isolamento social. Pode nem ter notado todas as mudanças positivas que estão a acontecer na sua vida agora. Clique para ver algumas das melhores lições que devemos tirar desta experiência estranha, difícil e reveladora.

23h21 - bastonária da Ordem dos Enfermeiros diz que existem dois mil enfermeiros em casa "por exposição de alto risco, mas que não foram testados". Ana Rita Cavaco sublinhou que tem existido uma escalada no número de profissionais de saúde que se encontram assintomáticos e que continuam a trabalhar, tendo por isso "de haver prioridade na testagem dos profissionais de saúde".

23h14 - Covid-19 fez 'disparar' utilização de smartphones, diz relatório. Também se gastou mais dinheiro e descarregaram-se mais aplicações. Saiba mais aqui. 

23h08 - Os bancos vão ficar impedidos de cobrar comissões por operações de pagamento através de plataformas digitais dos prestadores de serviços, segundo uma proposta do PEV com alterações do PS aprovada hoje no parlamento.

23h02 - A Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) defendeu hoje que o Ministério da Educação deve encontrar soluções para garantir equidade nas aprendizagens dos alunos e assegurar a proteção de dados.

22h56 - Um bebé de apenas quatro dias morreu de Covid-19 no Brasil. A Secretaria Municipal de Saúde de Natal já abriu uma investigação à forma como ocorreu a contaminação do recém-nascido. É a vítima mais jovem a morrer pela doença naquele país.

22h48 - Médicos argentinos são alvo de represálias na Argentina: "Sai, vais contagiar-nos". As situações multiplicam-se no país e profissionais de saúde já temem pela vida.

22h41 - A Assembleia da República aprovou hoje duas propostas incluídas num projeto de lei do Bloco de Esquerda (BE) que preveem o pagamento, por entidades públicas, de espetáculos cancelados como se se tivessem realizado.

22h33 - O parlamento aprovou hoje limitações no acesso a plataformas de jogo online, conforme proposto pelo PAN, cujo projeto de lei se restringe ao período de estado de emergência e pretende salvaguardar consequências sobretudo em menores e viciados no jogo.

22h29 - A PSP está desde as 18h de hoje a fazer um controlo rodoviário em todo o país para dissuadir viagens desnecessárias, no contexto da pandemia, e horas antes da entrada em vigor das restrições de circulação durante a Páscoa.

22h17 - Os desempregados e as pessoas abrangidas por medidas aprovadas no âmbito da pandemia de covid-19, como o 'lay-off', podem resgatar Planos de Poupança Reforma (PPR) subscritos até março, sem penalização fiscal, segundo uma proposta aprovada hoje no parlamento.

22h04 - Jorge Jesus deixa mensagem: "Agora é momento de ficar em casa, nos cuidarmos, mas unidos pela paixão, pelo sentimento, vamos passar por esse momento difícil". O técnico do Flamengo publicou ainda um vídeo nas redes sociais com imagens dos melhores momentos da época passada.

View this post on Instagram

A post shared by Jorge Jesus (@jorgejesus) on Apr 8, 2020 at 8:38am PDT

21h59 - A Federação Nacional da Educação e a Federação Nacional de Professores concordam que a situação epidemiológica atual ainda não permite um regresso seguro às escolas, uma preocupação que transmitiram hoje à tutela. Os dois sindicato consideram até prematuro que as atividades letivas presenciais sejam retomadas em maio, uma possibilidade que foi avançada pelo primeiro-ministro, António Costa, na sexta-feira.

21h51 - O parlamento chumbou hoje um projeto de resolução que recomendava ao Governo a adoção de medidas excecionais para apoio à economia dos Açores e da Madeira, para atenuar os efeitos negativos da pandemia da covid-19.

21h40 - O parlamento aprovou hoje em votação final global propostas do BE e PCP que suspendem os cortes do fornecimento de água, luz, gás e telecomunicações a famílias com quebra de rendimentos devido à pandemia de Covid-19.

21h35 - O parlamento chumbou um projeto de lei apresentado pelo PCP, que visava garantir um apoio de proteção social a trabalhadores com vínculos laborais precários, designadamente taxistas e trabalhadores domésticos, durante a pandemia de Covid-19.

21h32 - O Partido Socialista garantiu, esta quarta-feira, que o Governo irá tomar medidas para garantir a aprendizagem e a avaliação dos alunos no atual quadro de combate à propagação da Covid-19, protegendo a igualdade de oportunidades. Segundo José Luís Carneiro, o Governo garante que "todos podem ter acesso às condições de aprendizagem e também que poderão continuar a ter acesso à avaliação e à classificação escolar".

21h26 - A União Europeia aceitou o repto das Nações Unidas para liderar a luta global contra a pandemia de Covid-19. O vice-presidente, Josep Borrel, reuniu com António Guterres, tendo o tema principal da conversa sido o "grande impacto global" do surto do novo coronavírus.

21h14 - A nova pandemia de coronavírus matou já pelo menos 86.289 pessoas em todo o mundo e infetou quase 1,5 milhões desde dezembro, segundo um balanço da AFP, às 19h de hoje, através de fontes oficiais dos países.

21h11 - O bioestatístico Ruy Ribeiro defendeu hoje que a reabertura das escolas tem de ser balizada com a necessidade de proteger as pessoas mais vulneráveis à infeção respiratória viral da Covid-19.

21h09 - A Rodoviária de Lisboa vai entrar em 'lay-off' a partir de quinta-feira, com redução das horas de trabalho de todos os colaboradores, mas serão mantidos os "serviços mínimos de mobilidade", anunciou hoje a empresa.

21h07 - A polícia do Sri Lanka procurou hoje acalmar as áreas confinadas devido à pandemia de Covid-19 com a interpretação de temas de música tradicional do país, que regista, ainda que de forma lenta, novos casos de infetados - 189 casos positivos do novo coronavírus e 7 mortes.

21h03 - Brasil chega às 800 mortes provocadas pela Covid-19. Número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus no país é já de 15.927.

21h - O responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores apelou hoje à população do arquipélago para que mantenha o distanciamento social, apesar de a região ter registado menos casos positivos de covid-19 nos últimos dias.

20h53 - Ilhas Faroé não têm mortes e veterinário é um dos 'culpados'Debes Christiansen alertou o governo em janeiro e colocou o laboratório à disposição para a realização de testes.

20h49 - O Ministério da Saúde da Somália anunciou hoje a primeira morte provocada pela pandemia da Covid-19, adiantando que se tratava de um paciente com 52 anos, existindo neste momento 12 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus.

20h45 - Hugo Gatti, antigo guarda-redes de Boca e River já recebeu alta hospitalar depois de ter sido diagnosticado com o novo coronavírus. O argentino de 75 anos já regressou a sua casa, em Madrid.

20h39 - O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) disse hoje "que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS), na sua generalidade, excluem o papel fundamental dos enfermeiros e das suas competências no combate à pandemia" da Covid-19.

20h32 - O construtor europeu de aviões Airbus anunciou hoje que vai fazer uma redução de um terço no ritmo de produção, adaptando as suas capacidades à evolução do mercado mundial de aeronáutica face à pandemia de Covid-19.

20h24 - O Folha de S. Paulo publicou, esta quarta-feira, um estudo que conclui que 17% dos eleitores que votaram em Jair Bolsonaro para a presidência do país no escrutínio de 2018 estão, neste momento, arrependidos da decisão. A principal causa para o descontentamento do eleitorado do atual presidente brasileiro é a forma como este tem vindo a gerir a pandemia de Covid-19.

20h16 - A proposta do Governo que cria um regime excecional de flexibilização da execução de penas e indultos a presos devido à covid-19 foi hoje aprovada em votação final global com votos contra de PSD, CDS-PP, Iniciativa Liberal e Chega.

20h09 - O Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE) da Madeira elevou hoje para 50 o número de pessoas já infetadas por Covid-19 no arquipélago, mais uma do que na terça-feira, anunciando também a recuperação de um doente.

19h58 - A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) fez, esta quarta-feira, um ponto da situação do impacto da pandemia indicando que "desde o início da fase de mitigação a 26 de março, e de acordo com as regras da DGS", os hospitais privados atenderam, até ao momento, 3.882 suspeitos de Covid-19 e internaram 129 doentes, "nove dos quais em cuidados intensivos".

19h55 - governo do Reino Unido anunciou, esta quarta-feira, que Boris Johnson tem vindo a registar "um firme progresso" no seu estado de saúde, após ter sido transferido para os cuidados intensivos devido a complicações derivadas de uma infeção por Covid-19.

19h43 - A CP anunciou hoje a suspensão da circulação dos comboios de Longo Curso, Alfa Pendular e Intercidades, excetuando algumas ligações a Évora e Beja, entre quinta e segunda-feira, devido à limitação de circulação na Páscoa na sequência da pandemia.

19h39 - O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu hoje reiteradamente para não politizarem a luta contra o novo coronavírus e que nem se use a covid-19 para "marcar pontos políticos", porque há "outras formas de se dar provas".

19h32 - Mais de 80% dos portugueses deixaram de ir a restaurantes e a locais de lazer, 78% não utilizam transportes públicos e cerca de 60% não saem para ir à farmácia ou ao supermercado, segundo um estudo do barómetro Covid-19.

19h27 - Como prevenir danos na pele causados pelo uso de máscaras? Um estudo recente é um dos primeiros a oferecer conselhos sobre a aplicação segura de máscaras de proteção.

19h20 - A jovem socielite Kylie Jenner continua a reunir esforços para ajudar no combate à pandemia do novo coronavírus e o mais recente passo foi começar a produzir gel desinfetante

19h14 - 17 pessoas foram detidas por crime de desobediência, designadamente, por violação da obrigação de confinamento obrigatório e por outras situações de desobediência ou resistência, nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI), durante o final da tarde desta quarta-feira. 

19h03 - O Reino Unido já está a assistir a uma desaceleração na taxa de contágio do vírus, mas a taxa de mortalidade da pandemia Covid-19 vai continuar a aumentar, afirmou hoje uma das cientistas que aconselham o governo. 

18h56 - Covid-19 já causou mais mortes em Nova Iorque do que o 11 de Setembro. Quem o diz é o Governador Andrew Cuomo que anunciou que irá ordenar "que todas as bandeiras sejam colocadas a meia-haste em homenagem" àqueles que perderam a vida durante a pandemia.

18h51 - O consumo de televisão em Portugal aumentou 32% na semana entre 30 de março e 04 de abril, face a semana homóloga do ano passado, de acordo com os dados da GfK/CAEM - EvoReporting hoje divulgados.

18h49 - A Unicef alertou hoje para a necessidade de um acompanhamento redobrado e presencial das crianças que possam estar em risco, num período de confinamento em casa devido à Covid-19, defendendo que o serviço social deve ser classificado como essencial.

18h45 - França regista 541 mortes nas últimas 24 horasPandemia já causou 10.869 mortes em todo o país.

18h43 - As duas maiores favelas da cidade brasileira do Rio de Janeiro, Rocinha e Manguinhos, confirmaram as primeiras mortes devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

18h37 - Os Açores registaram hoje a primeira morte associada à Covid-19, um doente internado que terá sido infetado por profissionais de saúde, anunciou a Autoridade de Saúde Regional.

18h33 - A proposta do Governo que cria um regime excecional para as prisões devido à pandemia de Covid-19 tem aprovação garantida à esquerda, depois de hoje ter sido apoiada no debate por PS, BE, PCP e deputada não inscrita Joacine Katar-Moreira.

18h29 - A ministra da Agricultura assegurou hoje que o Governo está empenhado na atualização das medidas excecionais, e adiantou que os trabalhadores em regime de 'lay-off' poderão suprir a falta de mão-de-obra do setor.

18h23 - A fabricante de desinfetante aplicado em vários transportes públicos portugueses esclareceu hoje que o produto foi testado num "cenário real", no Metro de Londres, o que permitiu comprovar a sua "duração até 30 dias". 

18h19 - Treinador da Juventus doa quatro mil máscaras à região da Toscânia, em Itália.

18h16 - The New York Times elogiou a postura de Portugal na luta contra a Covid-19. A publicação norte-americana fez uma comparação entre Portugal e Espanha no combate à pandemia. Além de criticar a gestão espanhola desta crise sanitária, o jornal diz mesmo que o vizinho se saiu "muito melhor".

17h59 - As queixas por violência doméstica à GNR desceram 26% durante o mês de março em relação ao mesmo período do ano passado. A informação foi corrigida mais tarde, depois de os dados iniciais terem dado conta de um aumento de 50%.

17h36 - Estados Unidos ultrapassam os 400 mil casos confirmados de Covid-19Pandemia já provocou 12.936 mortes em todo o país, 4.009 das quais em Nova Iorque.

17h29 - Um enfermeiro do Curry Cabral Nuno Moreira da Fonseca homenageou os auxiliares de ação médica e de limpeza de todos os hospitais. Nuno Moreira da Fonseca partilhou homenagem nas redes sociais, no Dia Mundial da Saúde, comemorado esta terça-feira.

17h22 - EUA foram avisados para pandemia "cataclísmica" em novembro. Serviços de segurança interna norte-americanos já estavam a par das mudanças radicais que o curto do novo coronavírus começava a provocar em Wuhan.

17h17 - Número de mortes por Covid-19 continua a descer em Itália - foram 542 nas últimas 24 horasPandemia do novo coronavírus já provocou 17.669 óbitos em Itália.

17h06 - Reino Unido registou já quase mil mortes nas últimas 24 horas. O país conta com 60.733 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e 7.097 mortes.

17h03 - Novartis doou 215 mil euros para o combate à Covid-19. Donativo vai permitir cumprir "necessidades sentidas pelos profissionais de saúde e comunicadas às Ordens, responsáveis pelo levantamento das necessidades no terreno", refere a empresa.

17h01 - A PSP e GNR realizaram, esta quarta-feira, uma conferência de imprensa conjunta no Ministério da Administração Interna, em Lisboa, na qual salientaram que cerca de 94 mil cidadãos foram abordados e sensibilizados nas estradas portuguesas ao longo da última semana. Mais de 87 mil viaturas foram fiscalizadas. As autoridades garantem que 35 mil agentes estão nas ruas para cumprir as operações de fiscalização.

16h55 - Jerónimo de Sousa manifestou, esta quarta-feira, as suas reservas em relação ao estado de emergência conforme foi decretado pelo Governo, tecendo-lhe críticas relacionadas com o abuso de direitos dos trabalhadores. "É um estado de emergência que não dá resposta aos problemas que aí vêm", criticou.

16h52 - O presidente da Câmara da Golegã decidiu antecipar a aplicação do decreto que impede a circulação entre concelhos, tendo colocado, na terça-feira, sinalética nas estradas municipais indicando acesso exclusivo a moradores e pessoas em serviço indispensável ou autorizado.

16h45 - Os laboratórios privados convencionados com o Ministério da Saúde têm capacidade para realizar quatro a cinco mil testes diários ao novo coronavírus e informam os utentes do resultado nas 48 a 72 horas seguintes.

16h41 - A circulação dentro e fora dos concelhos do Grande Porto no período de Páscoa será "rigorosamente controlada" e com "fiscalização apertada" quer a veículos pessoais quer a transportes públicos, garantiu hoje o presidente da Comissão de Proteção Civil distrital.

16h39 - A Associação de Futebol de Lisboa (AFL) anunciou hoje o cancelamento de todas as competições de futebol, futsal e futebol de praia, devido à pandemia de Covid-19, e irá na próxima semana definir o regime de subidas e descidas.

16h32 - O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, considerou hoje que "é inaceitável" perdoar penas de prisão a reclusos devido à pandemia da Covid-19, mas mostrou-se favorável às licenças especiais de saída dos estabelecimentos prisionais.

16h24 - Anna Wintour, a famosa diretora da revista Vogue, revelou que o filho está infetado com o novo coronavírus. Charles Shaffer é médico e está na linha da frente na luta contra a pandemia da Covid-19 num hospital de Manhattan, em Nova Iorque.

16h19 - A Economist Intelligence Unit (EIU) prevê uma recessão de 2,5% da economia mundial em 2020 devido à Covid-19. Anteriormente à crise económica causada pela pandemia a Economist tinha projetado um crescimento de 2,3% da economia mundial.

16h14 - Subiu para seis número de mortes nos utentes do Lar de S. José em Ílhavo. Uma utente morreu hoje de manhã - "Trata-se de uma mulher de 95 anos que era utente do lar", disse à Lusa, Paulo Edgar, coordenador do Património dos Pobres da Freguesia de Ílhavo que gere o local.

16h06 - Em Bali, já se fabrica gel desinfetante a partir de... vinho. O Produto da Universidade de Udayana tem 96% de álcool e vai ao encontro das exigências da Organização Mundial da Saúde (OMS).

15h59 - Polícia de Segurança Pública (PSP) foi chamada a intervir num aglomerado de cerca de 150 pessoas na via pública, no bairro social Margens do Arunca, em Pombal. Tudo indica que se tratava de uma festa de casamento.

15h53 - O emirado do Dubai suspendeu "até nova ordem" os processos de casamento e de divórcio para evitar celebrações em grupo que possam favorecer a propagação da pandemia da Covid-19.

15h49 - As queixas por violência doméstica à GNR desceram 26% durante o mês de março em relação ao mesmo período do ano passado, afirmou hoje o diretor de operações daquela força, Vítor Rodrigues. Quer a GNR quer a PSP vão dedicar atenção a este tipo de situações, mantendo "contacto direto" com pessoas que já tenham sido vítimas de violência doméstica. [A informação foi corrigida mais tarde, depois de os dados iniciais terem dado conta de um aumento de 50%].

15h41 - O presidente russo prometeu hoje ajuda financeira especial para o pessoal médico na linha da frente do combate contra a Covid-19. Vladimir Putin propõe pagar uma ajuda mensal de 80 mil rublos (cerca de 950 euros) para os médicos, 50 mil rublos (cerca de 600 euros) para enfermeiros e médicos de urgência e 25 mil rublos para os restantes funcionários de saúde.

15h36 - Como forma de assinalar o Dia Mundial da Saúde, data celebrada a 7 de abrilBritney Spears recorreu à sua página do Instagram para deixar uma homenagem a todos os profissionais de saúde que estão na linha da frente na luta contra a pandemia

View this post on Instagram

Enough said  and thank you to all of the healthcare workers tirelessly working to keep us safe during this time !!!! #WorldHealthDay #ThanksHealthHeroes

A post shared by Britney Spears (@britneyspears) on Apr 7, 2020 at 2:31pm PDT

15h32 - A maior fabricante de iPhones começará a produzir ventiladores. A Foxconn reservará assim a sua fábrica no estado do Wisconsin, nos EUA, para o fabrico do equipamento médico crucial no tratamento de pacientes do novo coronavírus

15h27 - A polícia irlandesa começou hoje a montar operações de controlo nas estradas para assegurar, sobretudo durante o fim de semana da Páscoa, o respeito pelo confinamento decretado devido à pandemia do novo coronavírus.

15h24 - Os 15 corpos de bombeiros do distrito de Beja admitiram recusar transportar utentes suspeitos e doentes com Covid-19 por falta de condições e apoios, o que "coloca em risco a segurança" dos profissionais.

15h19 - justiça britânica condenou, esta quarta-feira, um homem que roubou três máscaras de proteção de um hospital em Londres a três meses de prisão, numa altura em que o Reino Unido trava um duro combate contra o surto do novo coronavírus.

15h11 - Os trabalhadores agrícolas devem utilizar máscaras durante o transporte para as explorações, respeitar as regras de distanciamento e proceder ainda à higienização das mãos, indicou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

15h09 - O PAN considerou hoje que o atual ano letivo "não tem de ser um ano perdido" e defendeu aulas presenciais apenas para disciplinas do ensino secundário sujeitas a exame, mas apontou críticas à telescola, um "modelo antiquado e unidirecional".

15h03 - O Ministério da Administração Interna (MAI) clarifica quais os requisitos da declaração que os trabalhadores que tenham de se deslocar para fora do concelho de residência, por motivos profissionais, deve conter. Os trabalhadores devem "estar munidos de uma declaração da entidade empregadora que ateste que se encontram no desempenho das respetivas atividades profissionais em concelho distinto do de residência", a qual deve conter a identificação da entidade empregadora e o concelho de exercício da atividade profissional.

14h57 - Uma maioria dos norte-americanos considera, segundo um estudo da CNN, que a resposta federal do Governo presidido por Donald Trump, na tentativa de conter a propagação do novo coronavírus no país, foi insuficiente. Segundo o mesmo estudo, 8% dos norte-americanos sente agora que o pior da pandemia de Covid-19 ainda está por vir, sendo que, nos últimos dias, 37% começou a expressar maior preocupação com esta doença.

14h50 - O chefe do comité de peritos em covid-19 de Xangai, o médico Zhang Wenhong, advertiu para a "elevada possibilidade" de ocorrer uma segunda vaga de contágios a nível internacional, durante o outono. Saiba mais aqui.

14h48 - Os deputados e membros do Governo da Bulgária vão doar os seus salários (cerca de um milhão de euros no total) ao Ministério da Saúde enquanto durarem as medidas de emergência de combate à covid-19.

14h42 - A Comissão Europeia deu hoje uma semana aos Estados-membros da União Europeia (UE) para desenvolverem uma "abordagem comum" no rastreamento de dados pessoais anonimizados, que visam ajudar a conter a evolução da pandemia e promover o distanciamento social.

14h37 - Boa tarde. Começámos um novo registo. Para acompanhar as atualizações desta manhã, clique aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório