Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Na última semana, 94 mil portugueses foram abordados pela PSP e GNR

Autoridades garantem que 35 mil agentes estão nas ruas para cumprir as operações de fiscalização.

Na última semana, 94 mil portugueses foram abordados pela PSP e GNR
Notícias ao Minuto

15:59 - 08/04/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

PSP e GNR realizaram, esta quarta-feira, uma conferência de imprensa conjunta no Ministério da Administração Interna, em Lisboa, na qual salientaram que cerca de 94 mil cidadãos foram abordados e sensibilizados nas estradas portuguesas ao longo da última semana. Mais de 87 mil viaturas foram fiscalizadas.

Na mesma conferência de imprensa, as duas autoridades salientaram que nos últimos dias 49 pessoas foram detidas por crime de desobediência, em situações como a violação do confinamento obrigatório ou por não cumprirem as ordens de encerramento de estabelecimentos comerciais. Sete pessoas fora detidas por violação da cerca sanitária em Ovar.

Entre PSP e GNR, 35 mil agentes e guardas têm estado nas ruas portuguesas a levar a cabo as operações de fiscalização do cumprimento das normas do estado de emergência implementadas por causa da pandemia da Covid-19. 

Na âmbito da Páscoa em Casa, que começa às 00h00 desta quinta-feira, PSP e GNR vão desenvolver operações nas principais eixos rodoviários, saídas da cidades, praças, jardins, zonas fluviais, e outros, no sentido de verificar aglomerações de pessoas, no caso da PSP.

Recorde-se que os cidadãos não vão poder circular fora do seu concelho de residência até ao próximo dia 13 de abrilcom as exceções previstas no decreto de estado de emergência de 2 de abril.

"Todas as regras que vinham do passado são as mesmas: Por exemplo a obrigatoriedade do confinamento quando já está identificada a doença, o dever de confinamento para os maiores de 60 anos e os demais cidadãos têm o dever de isolamento social", salientaram as duas forças de segurança em conferência de imprensa conjunta.

PSP e GNR deixaram ainda um apelo: "Fiquem em casa, Será uma Páscoa diferente."

Recomendados para si

;
Campo obrigatório