Meteorologia

  • 01 JUNHO 2020
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 28º

Edição

Covid-19: Ilhas Faroé não têm mortes e veterinário é um dos 'culpados'

Debes Christiansen alertou o governo em janeiro e colocou o laboratório à disposição para a realização de testes.

Covid-19: Ilhas Faroé não têm mortes e veterinário é um dos 'culpados'

As Ilhas Faroé são, neste momento, juntamente com Geórgia e Liechtenstein, o único território europeu no qual não foi registada qualquer morte provocada pela pandemia de Covid-19. Um feito que tem muito da mão de um... cientista veterinário.

Segundo relata, esta quarta-feira, o jornal britânico The GuardianDebes Christiansen, diretor do Laboratório Nacional de Referência para Doenças de Peixes e Animais, avisou o governo para os perigos do surto do novo coronavírus no passado mês de janeiro.

Além disso, colocou o laboratório, que estava equipado para detetar infeções virais em salmões, à disposição das autoridadades, tendo-se revelado uma das principais 'armas' no despiste de casos suspeitos do novo coronavírus.

Ao dia de hoje, 10% da população de 61 mil pessoas das Ilhas Faroé foi já testada, uma média superior à de qualquer outro país europeu. 184 pessoas foram diagnosticadas com infeção por SARS-CoV-2, sendo que, destas, 131 já recuperaram.

Debes Christiansen assegura que "foi muito fácil" adaptar o laboratório às novas necessidades, tendo-se limitado a alterar "alguns dos ingredientes" que, até à data, usava para para trabalhar com "vírus e bactérias de peixes", para esta realidade.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório