O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) divulgou, esta sexta-feira, a previsão do estado do tempo para a próxima semana, entre os dias 4 e 10 de agosto, em Portugal continental. Segundo o instituto, as temperaturas podem chegar aos 44ºC e haverá "noites tropicais".
No boletim semanal, o IPMA começou por sublinhar que "prevê-se a continuação de temperaturas elevadas na próxima semana no continente".
Até terça-feira, dia 5 de agosto, a "temperatura máxima irá, em geral, atingir valores entre 36 e 43/44°C. A exceção será a faixa costeira, que terá valores entre 28 e 36ºC.
Já a partir de quarta-feira, 6 de agosto, "prevê-se uma diminuição gradual das temperaturas máximas até ao fim de semana, com valores entre 30 a 39°C na generalidade do território, com exceção da faixa costeira, entre 21 e 30°C".
Ainda entre este domingo e terça-feira "prevêem-se noites tropicais", com temperaturas entre os 20 e os 25ºC. No entanto, na quarta e quinta-feira "as noites tropicais deverão apenas restringir-se ao interior".
O IPMA já tinha adiantado, num comunicado na quinta-feira, que Portugal iria ser afetado por um "episódio de tempo quente" até quarta-feira.
"Este episódio de tempo quente deverá ser consideravelmente severo, quer pela sua duração, quer pelos valores das temperaturas máximas que serão muito elevados", avisa o IPMA, indicando que a partir de domingo as máximas deverão variar entre os 36 e 44 graus Celsius, com exceção apenas de alguns locais da faixa costeira, onde serão inferiores.
De acordo com o IPMA, este episódio de tempo quente está associada "à ação conjunta de um anticiclone localizado a nordeste do arquipélago dos Açores, em crista até ao Golfo da Biscaia, e de um vale depressionário que se estende desde o norte de África até à Península Ibérica, que na sua circulação transportam massas de ar tropical, muito quente e seco, com origem no norte de África".
Devido às previsões, o IPMA já colocou todos os distritos de Portugal continental, à exceção de Faro, sob aviso laranja entre as 09h00 e as 18h00 de domingo, devido à "persistência de valores muito elevados de temperatura máxima".
O aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo, o menos grave, quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Até à manhã de domingo, os 17 distritos - Bragança, Viseu, Évora, Porto, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga - estarão sob aviso amarelo, também devido aos valores elevados de temperatura máxima.
O distrito de Faro estará sob aviso amarelo entre as 09h00 de sábado e as 18h00 de domingo, igualmente devido à persistência de valores elevados de temperatura máxima.
Leia Também: Dicas para manter o quarto fresco durante a próxima onda de calor