Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Putin promete ajuda financeira especial para pessoal médico russo

O Presidente russo, Vladimir Putin, prometeu hoje ajuda financeira especial para o pessoal médico na linha da frente do combate contra a covid-19.

Putin promete ajuda financeira especial para pessoal médico russo
Notícias ao Minuto

15:37 - 08/04/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Putin propõe pagar uma ajuda mensal de 80.000 rublos (cerca de 950 euros) para os médicos, 50.000 rublos (cerca de 600 euros) para enfermeiros e médicos de urgência e 25.000 rublos para os restantes funcionários de saúde.

Durante uma videoconferência com os governadores das regiões da Rússia, que foi transmitida pelos canais televisivos russos, o Presidente disse que iria alocar recursos para os governos regionais poderem comprar mais camas médicas e equipamento de saúde.

Putin pediu aos governadores para não suspenderem desnecessariamente o funcionamento das economias locais, afetado pelas medidas de confinamento.

"A economia não pode parar. (...) Temos de entender que dano, que consequências devastadoras isso pode ter", disse o Presidente russo, referindo-se à crise económica provocada pela pandemia.

Vladimir Putin propôs também ao banco central russo que desenhe novas medidas de apoio às pequenas e médias empresas, que já estão a beneficiar de reduções de impostos e de pagamentos diferidos.

O Presidente prometeu ainda ajudar os cidadãos endividados, os que perderam o emprego e as famílias numerosas, ao mesmo tempo que disse "entender o cansaço" dos russos perante a situação de emergência.

"Mas seremos capazes de minimizar as perdas e criar condições para o desenvolvimento futuro", concluiu Putin.

A Rússia já registou mais de 8.500 casos de infeção pelo novo coronavírus e mais de 60 mortes.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,4 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 82 mil.

Dos casos de infeção, cerca de 260 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório