Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

The New York Times elogia postura de Portugal na luta contra a Covid-19

Publicação norte-americana fez uma comparação entre Portugal e Espanha no combate à pandemia. Além de criticar a gestão espanhola desta crise sanitária, o jornal diz mesmo que o vizinho se saiu "muito melhor".

The New York Times elogia postura de Portugal na luta contra a Covid-19
Notícias ao Minuto

18:18 - 08/04/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

O prestigiado jornal norte-americano The New York Times dedicou uma extensa reportagem onde analisa ao detalhe a forma como Portugal e Espanha têm combatido a pandemia do novo coronavírus, e deixou muitos elogios à postura portuguesa.

Sob o título "Crise de coronavírus em Espanha acelera à medida que os alertas são ignorados", a publicação acusou duramente o governo de Pedro Sánchez de "ignorar" os sinais que alertaram para chegada da pandemia do novo coronavírus à Espanha, deixando elogios à forma como a mesma foi gerida do outro lado da fronteira, neste caso em Portugal.

Se por um lado Portugal parece ter estabilizado no que toca a novos casos da Covid-19, o mesmo não acontece em Espanha. Depois de um período inicial em que o vírus se espalhou muito rapidamente no país vizinho, os espanhóis somam agora diariamente centenas de vítimas mortais, uma situação que não acontece no nosso país.

Ora, o The New York Times procurou uma explicação para esta situação e apontou que os resultados animadores em Portugal se devem às diferenças entre as formas de atuar dos governos liderados pelos socialistas Pedro Sanchéz e António Costa.

Segundo o diário norte-americano, o governo espanhol não atuou rapidamente e isso fez com que os números se descontrolassem, salientando mesmo que Espanha se tornou "num exemplo doloroso da tendência de um governo após o outro a ignorar as experiências de países onde o vírus já atingiu".

Por outro lado, o jornal faz uma comparação entre Espanha e Portugal, "o principal vizinho que se saiu muito melhor". O texto garante que, apesar de existir uma extensa fronteira terrestre que separa os dois "vizinhos", Portugal conta com menos vítimas mortais quando comparado com Espanha - o nosso país ultrapassou recentemente os 300 óbitos, ao passo que os espanhóis já ultrapassaram a barreira dos 14 mil.

O The New York Times explica ainda que a chave para este sucesso de Portugal no combate ao novo coronavírus está no executivo português liderado por António Costa e na forma como a oposição se uniu no combate à Covid-19.

A publicação destaca que os dois países têm um governo socialista minoritário, embora considerem que António Costa tem mais apoio da oposição. Por outro lado, Pedro Sánchez não conseguiu a mesma solidariedade nem por parte dos governos regionais nem sequer da oposição. Salvador Illa, Ministro da saúde espanhol, chegou mesmo a pedir essa solidariedade com o governo, mas com pouco impacto.

O correspondente que assina a peça, Raphael Minder, acrescenta ainda que "a resposta do governo ao vírus foi complicada pela natureza confusa do sistema político espanhol, no qual os 17 governos autónomos estavam gradualmente adquirindo mais autonomia , incluindo na gestão de hospitais."

De recordar que a atuação não só do Governo português como também da oposição já tinha sido elogiada no país vizinho. Rui Rui, presidente do PSD, foi 'aplaudido' pela imprensa espanhola por causa do discurso, na Assembleia da República, onde, apesar de ser o líder do principal partido da oposição, manifestou apoio ao Governo na luta contra a pandemia de Covid-19.

"Temos de ser todos soldados na disponibilidade para ajudar neste combate. Ajudar Portugal a vencer com o menor número de baixas possível. Senhor primeiro-ministro, conte com a colaboração do PSD. Tudo o que nós pudermos, ajudaremos. Desejo-lhe coragem, nervos de aço e muita sorte porque a sua sorte é a nossa sorte", sublinhou o líder do PSD.

António Costa também foi alvo de elogios, nomeadamente do rei de Espanha, na sequência do discurso do ministro das Finanças dos Países Baixos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório