Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Deputados e governantes búlgaros doam salário ao Ministério da Saúde

Os deputados e membros do Governo da Bulgária vão doar os seus salários (cerca de um milhão de euros no total) ao Ministério da Saúde enquanto durarem as medidas de emergência de combate à covid-19.

Deputados e governantes búlgaros doam salário ao Ministério da Saúde
Notícias ao Minuto

14:36 - 08/04/20 por Lusa

Mundo Covid-19

A decisão foi tomada hoje por unanimidade pelos 240 deputados ao Parlamento búlgaro e tem em conta que o estado de emergência foi decretado a 01 deste mês e que termina a 13 de maio, num país que registou, até hoje, 23 óbitos entre os 581 casos recenseados.

A medida vincula também o primeiro-ministro, o populista Boiko Borisov, os 17 ministros, os 31 diretores das agências estatais e todos os membros dos gabinetes políticos.

O salário de um deputado é de quase 2.000 euros, três vezes mais do que o salário médio no país mais pobre da União Europeia (UE), enquanto o ordenado do primeiro-ministro se situa em 3.050 euros.

No total, calcula-se que, nas seis semanas de duração do confinamento, os políticos búlgaros disponibilizem cerca de um milhão de euros.

O Presidente da Bulgária, Rumen Radev, cujo salário é de 4.200 euros, já tinha posto em prática a decisão de doar o vencimento a partir de 13 de março, sem, porém, a ter tornado pública, até hoje.

Ao comentar a decisão de hoje do Parlamento, Radev criticou-a, considerando "populista" a forma como os deputados decidiram anunciar a medida.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,4 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 82 mil.

Dos casos de infeção, cerca de 260 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório