Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Duas das maiores favelas do Rio de Janeiro registam primeiras mortes

As duas maiores favelas da cidade brasileira do Rio de Janeiro, Rocinha e Manguinhos, confirmaram as primeiras mortes devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Duas das maiores favelas do Rio de Janeiro registam primeiras mortes
Notícias ao Minuto

18:36 - 08/04/20 por Lusa

Mundo Brasil

A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do estado do Rio de Janeiro, que confirmou cinco mortes na Rocinha e três mortes em Manguinhos.

As favelas são pontos críticos para disseminação dos vírus que atacam o sistema respiratório neste estado brasileiro, já que geralmente são locais onde casas são construídas umas ao lado das outras em vielas com pouco espaço para ventilação e entrada de luz solar.

Dados sobre Rocinha indicam que a favela registou 372 casos por 100 mil habitantes em 2015, último dado disponível, uma média de casos de tuberculose 11 vezes maior do que a média do país.

Um painel digital de monitorização de casos organizado pelo governo 'carioca' indicou que o estado confirmou 89 mortes e 1.688 casos de infeção pelo novo coronavírus, até terça-feira.

Ao todo, o Brasil tem 667 vítimas mortais e 13.717 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,4 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 82 mil.

Dos casos de infeção, cerca de 260 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com mais de 750 mil infetados e mais de 58 mil mortos, é aquele onde se regista o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, contabilizando 17.127 óbitos em 135.586 casos confirmados até terça-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório