Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Cordão sanitário em Castro Daire? "Está, de facto, a ser equacionado"

Direção-Geral da Saúde deu conta dos mais recentes dados sobre a pandemia em Portugal. Vão ser distribuídas 90 mil zaragatoas e "um milhão de testes".

Cordão sanitário em Castro Daire? "Está, de facto, a ser equacionado"
Notícias ao Minuto

13:23 - 09/04/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

Graça Freitas explicou, na habitual conferência acerca da pandemia da Covid-19 no nosso país, que, neste momento, está em equação criar um cordão sanitário em Castro Daire. "Feita a avaliação de risco pela autoridade de saúde territorialmente competente e reunida a autoridade com a Câmara Municipal [...] vão fazer uma proposta que será entregue à senhora ministra da Saúde e que depois será entregue a quem tem esta tutela". O município conta com 65 casos confirmados e 140 pessoas a aguardar resultados.

"Está, de facto, a ser equacionado em articulação entre as autoridades de saúde, as autoridades municipais e o mecanismo de Proteção Civil", acrescentou ainda a Diretora-Geral da Saúde em resposta aos jornalistas. Em qualquer momento remeteremos para a senhora ministra que depois fará seguir". 

Já o secretário de Estado da Saúde explicou que, desde o dia 1 de março, foram realizados mais de 144 mil testes de diagnóstico à Covid-19. Do total, 52% foram realizados em laboratórios públicos e 48% em privados. Esta terça-feira, dia 7, foi "o dia com mais testes realizados" e foram processadas "quase 10 mil amostras". Há 26 laboratórios do SNS e sete grupos laboratoriais privados e universidades a fazerem este serviço, "mas estão em análise outras instituições que deverão fazer parte desta rede em breve". 

Quanto a material para realização de testes, António Lacerda Sales avançou que "foi reforçada a distribuição de zaragatoas" - no dia 5 e 6 foram recebidas 90 mil que o Infarmed em colaboração com o Laboratório Militar irá distribuir.

Já no final de março foram adquiridos cerca de 350 mil testes de diagnóstico, com a distribuição a ter sido feita, "na passada semana, pelas cinco Administrações Regionais de Saúde do país e pelas Regiões Autónomas". Amanhã, continuou, "receberemos mais um milhão de testes para a reserva estratégica nacional e um milhão de kits de extração que chegarão de forma faseada até dia 17 de abril"

O secretário de Estado disse ainda que todas as Pousadas da Juventude nacionais estão disponíveis para acolher profissionais de saúde, idosos deslocados de lares, doentes com Covid-19 ou sem-abrigo, num total de 2.400 camas.

Testes serológicos para todos? 

Já quando questionados sobre se, uma vez que o teste serológico que Marcelo Rebelo de Sousa fez é fiável, há a possibilidade de os fazer em quantidade à população, Fernando Almeida, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, disse que "não está em questão a credibilidade ou a mais valia do teste mas sim a "oportunidade de se fazer". "Estes testes servem para nos fazer perceber até que ponto, no caso de ter tido contacto com o vírus, desenvolveu ou não anticorpos", especificou. "Estamos a falar de coisas diferentes". 

"Em relação à oportunidade deste tipo de teste é que devemos refletir. Quando se fala noutros países são países que, com certeza, tem mais tempo [de vírus] do que aquele que Portugal está a enfrentar. É discutível que se possam agora fazer testes em massa para detetar anticorpos onde nós sabemos - pelos números que temos - que o número de imunizados seja relativamente pequeno", assegurou.

Apesar de não ser altura para se fazerem testes em massa, vai arrancar, no "final do mês de abril ou na primeira semana de maio" um "primeiro inquérito piloto a uma população de cerca de 1.700 pessoas"

Demissão no Curry Cabral

Não querendo comentar a demissão diretor do Serviço de Cirurgia Geral e Transplantação do Hospital Curry Cabral, Lacerda Sales referiu que "tem havido um plano do ponto de vista organizacional, que é feito no tempo e de acordo com o próprio surto": "Nesta fase, ainda não se põe nenhuma questão de que outros serviços sejam transferidos para quaisquer outros hospitais". "Essa questão só se colocará de acordo com a evolução do surto e se vier a ser necessário", concluiu. 

Américo Martins demitiu-se na quarta-feira por ter visto impedida a proposta de reorganização do serviço na unidade, disse hoje à Lusa fonte do hospital.

Recorde-se que Portugal tem 13.956 infetados pelo novo coronavírus (mais 815 que no dia anterior, um aumento de 6,2%) e um total de 409 vítimas mortais (mais 29 mortes, um aumento de 7,6%), de acordo com o mais recente balanço da Direção-Geral da Saúde, revelado esta quinta-feira. O número de casos recuperados cifra-se nos 205. 

Veja aqui a conferência:

[Última atualização às 14h23]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório