Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Cientistas captam momento exato em que coronavírus infeta célula

Uma equipa de investigadores brasileiros do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) partilharam uma imagem que revela como o novo coronavírus ou Sars-coV-2 controla e subjuga as células do corpo humano e causa quase que irremediavelmente a doença da Covid-19.

Cientistas captam momento exato em que coronavírus infeta célula
Notícias ao Minuto

10:08 - 09/04/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Covid-19

Conforme avança um artigo publicado na revista Galileu, cientistas do IOC/Fiocruz, no Brasil, registaram o momento em que uma célula humana é infetada pelo novo coronavírus

Apesar das células na imagem não serem humanas integram a linhagem denominada de 'Vero', comummente usada como recurso em estudos científicos.

E é numa dessas fotografias, como explica a Galileu, que se pode ver várias partículas do Sars-CoV-2 a tentar infetar o citoplasma do corpo celular,  uma estrutura que rodeia e protege o núcleo da célula. Sendo este o local onde está alojado o material genético de cada indivíduo. 

Notícias ao Minuto© IOC/Fiocruz

Surpreendentemente, e apesar do seu poder letal, nota-se ao microscópio como o Sars-coV-2 é extremamente pequeno comparativamente às outras células do organismo e tal deve-se ao facto do novo coronavírus ser aquilo que cientificamente se designa por uma estrutura simples. Isto é o vírus engloba somente uma cadeia de RNA ou material genético que está envolvido por uma bicamada lipídica e por picos de proteína, também conhecidas por proteínas 'spike'.

O coronavírus utiliza a dita proteína 'spike' para se associar à membrana celular do hospedeiro e assim contaminar a célula. Quando alcança o interior o vírus passa a dominar e a comandar a célula, fazendo com que esta replique o seu material genético milhares de vezes.

Notícias ao MinutoElementos virais invadem o interior das células© IOC/Fiocruz

Eventualmente a célula hospedeira entra em colapso e morre, o que causa uma avalanche de material genético do vírus para o organismo, contaminando assim outras células e disseminando a Covid-19.

Leia Também: Covid-19: Médico grava vídeo de técnica respiratória que alivia sintomas

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório