Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Automobilistas fiscalizados na A6 justificaram deslocação e seguiram

Os automobilistas fiscalizados hoje de manhã pela GNR durante uma operação na área de serviço de Vendas Novas da autoestrada A6, uma das principais vias de acesso ao Alentejo, justificaram a sua deslocação e seguiram viagem.

Automobilistas fiscalizados na A6 justificaram deslocação e seguiram
Notícias ao Minuto

12:00 - 09/04/20 por Lusa

País Covid-19

A operação, que durou apenas cerca de meia hora, devido ao mau tempo, implicou o desvio de todos os veículos que circulavam na A6 no sentido Marateca - Elvas para a área de serviço de Vendas Novas (distrito de Évora).

No parque de estacionamento dos pesados da área de serviço cerca de uma dezena de militares da GNR procedeu à fiscalização dos automobilistas, a maioria em camiões e veículos de empresas, para conhecer as razões da deslocação.

A agência Lusa constatou no local que as poucas pessoas que circulavam em veículos ligeiros de passageiros descaracterizados mostraram documentos a justificar a deslocação e seguiram viagem, tendo a GNR verificado a carga transportada pelo condutor de um ligeiro de mercadorias.

Devido à chuva que hoje de manhã fustigava a região, a operação de fiscalização foi interrompida meia hora depois de ter começado e os militares desmobilizaram.

A PSP e GNR iniciaram às 00:00 de hoje uma operação conjunta para garantir o cumprimento das regras mais apertadas de circulação durante o período da Páscoa e previstas no estado de emergência devido à covid-19.

Cerca de 35 mil elementos da PSP e da GNR vão estar empenhadas nesta operação, denominada "Páscoa em Casa", e que vai decorrer até às 23:00 de segunda-feira com o objetivo de vigiar o cumprimento das normas do estado de emergência, nomeadamente a proibição de circulação para fora da área de residência, exceto nas situações previstas no decreto, como ir trabalhar.

A GNR vai estar particularmente atenta às redes rodoviárias mais importantes de acesso ao Norte e ao Sul e a regiões como a Serra da Estrela e o Algarve.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 87 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito na quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), registaram-se 380 mortes, mais 35 do que na véspera (+10,1%), e 13.141 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 699 em relação a terça-feira (+5,6%).

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado na quinta-feira na Assembleia da República.

No Alentejo, segundo a DGS, há 93 casos de infeção confirmados e ainda não se registou qualquer morte por covid-19.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório