Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Salário dos deputados britânicos vai aumentar 11 por cento em 2015

O salário dos deputados britânicos vai aumentar 11 por cento, até aos 88 mil euros anuais, após as eleições de gerais de 2015, confirmou hoje a Autoridade Independente dos Padrões Parlamentares (Ipsa, na sigla em inglês).

Salário dos deputados britânicos vai aumentar 11 por cento em 2015
Notícias ao Minuto

13:34 - 12/12/13 por Lusa

Mundo Vencimentos

Apesar da oposição de muitos políticos, entre os quais do primeiro-ministro David Cameron, que consideram o aumento "inoportuno" em tempos de crise, a Ipsa reafirmou a proposta inicial sobre os vencimentos, com o argumento de que é preciso "atrair novos talentos".

O organismo independente que foi criado em 2009 para evitar que sejam os próprios deputados a aprovarem os pagamentos, já alertou que a rejeição da proposta significa desacreditar o Ipsa.

O aumento salarial dos deputados, numa altura em que os ordenados se encontram congelados para a maioria dos britânicos não representa um gasto adicional para o erário público, assegurou o Ipsa.

"Pela primeira vez, o ordenado e as pensões dos deputados vão estabelecer-se de forma independente e fora dos acordos políticos no Parlamento de Westminster", disse hoje o presidente do Ipsa, Ian Kennedy.

O aumento salarial, uma medida muito impopular junto da opinião pública, foi condenado pelos líderes dos principais partidos apesar do apoio de alguns deputados de "segunda linha".

O primeiro-ministro David Cameron, o vice primeiro-ministro Nick Clegg e o líder dos trabalhistas, Ed Miliband, já pediram à Ipsa para reconsiderar a posição.

Kennedy sublinhou que o organismo não deve ceder "a pressões politicas" e que é preciso modernizar o sistema de pagamentos e de incentivos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório