Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Parlamento Europeu começa sessão com um minuto de silêncio

A sessão plenária do Parlamento Europeu que decorre esta semana em Estrasburgo, França, começou hoje com a assembleia a observar um minuto de silêncio em memória do antigo presidente sul-africano Nelson Mandela.

Parlamento Europeu começa sessão com um minuto de silêncio
Notícias ao Minuto

17:16 - 09/12/13 por Lusa

Mundo Mandela

Na abertura da sessão, o presidente do Parlamento, Martin Schulz, voltou a homenagear a memória de Mandela, que morreu na semana passada, afirmando que o povo da África do Sul sente que perdeu "o pai do seu país", mas também "o mundo perdeu uma grande personalidade", e um "herói para aqueles que lutam pela liberdade".

Recordando também o desabamento do teto de um supermercado na Letónia que provocou dezenas de mortes, o presidente da assembleia solicitou então que os eurodeputados observassem um minuto de silêncio em memória de Nelson Mandela e das vítimas desse acidente em Riga.

A morte de Nelson Mandela, aos 95 anos, foi anunciada na quinta-feira à noite pelo Presidente da República da África do Sul, Jacob Zuma, motivando de imediato reações de pesar a nível mundial.

Mandela, que esteve preso 27, foi o primeiro Presidente negro da África do Sul, entre 1994 e 1999.

A sessão desta semana do Parlamento Europeu, a última do ano, que se prolonga até quinta-feira, será marcada por um debate sobre a agenda do próximo Conselho Europeu, de 19 e 20 de dezembro, e a situação na Ucrânia, devendo ainda a assembleia aprovar legislação sobre pescas e os meios para a proteção civil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório