Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Alpinista norte-americano morre em queda de 300 metros no México

O parceiro de escalada de Brad Gobright disse que o acidente era um "vulto".

Alpinista norte-americano morre em queda de 300 metros no México
Notícias ao Minuto

07:52 - 29/11/19 por Sara Gouveia

Mundo Alpinismo

Um alpinista norte-americano reconhecido mundialmente morreu depois de cair de uma altura de 300 metros enquanto tentava descer um penhasco no México.

Brad Gobright, de 31 anos estava a descer com o parceiro de aventura, Aidan Jacobson, de 26 anos, em Potrero Chico, um destino de escalada popular. Ambos caíram quando desciam, conta a Sky News, mas Aidan conseguiu sobreviver apesar de ter sofrido um ferimento no tornozelo. Brad não teve tanta sorte e a queda foi fatal.

Os dois homens estavam a escalar a montanha Sendero Luminoso que tem uma altura de 850 a 900 metros de altura e usavam uma técnica chamada simul-rapel, que consiste em que dois alpinistas desçam em dois extremos de uma corta, a servirem de contrapeso um ao outro. Segundo a revista Outside, os homens não tinham dado nós nas pontas das cordas, o que poderia ter evitado a queda. Vários alpinistas evitam dar nós porque fazem com que as cordas fiquem presas.

Em declarações à mesma publicação, Aidan disse que o acidente era um "vulto". "Eu estava um pouco acima dele", começou por dizer. "Estava do lado esquerdo e ele do direito e de repente senti um estalo e começámos a cair", recordou o alpinista. 

"Ele gritou, eu gritei. Passámos por vegetação e lembro-me de ver a camisola azul a saltar sobre a dobra do penhasco", revelou. A queda de Aidan foi amortecida por um arbusto antes de chegar à beira e foi ajudado de imediato por dois alpinistas que assistiram ao acidente.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos confirmou a morte do alpinista e ofereceu as "mais sinceras condolências à família". "Estamos a acompanhar de perto a investigação  das autoridades locais e a fornecer apoio consular. Por respeito à família durante esta altura difícil, não temos mais comentários", disseram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório