Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Antigo ministro da Justiça 'deixa' conservadores e Johnson perde maioria

A decisão de Philip Lee pode revelar-se um entrave para o cenário de Brexit sem acordo desejado pelo primeiro-ministro, no dia de uma votação crucial no parlamento.

Antigo ministro da Justiça 'deixa' conservadores e Johnson perde maioria
Notícias ao Minuto

15:59 - 03/09/19 por Fábio Nunes

Mundo Brexit

O antigo ministro da Justiça e deputado conservador Philip Lee fez cair a maioria do Partido Conservador ao mudar de bancada parlamentar em plena sessão na Câmara dos Comuns, avança a BBC. A maioria do Partido Conservador no parlamento britânico era muito ténue, de apenas um deputado.

Philip Lee passou para o lado dos Liberais Democratas no dia de uma votação crucial para o Brexit no parlamento e pode ter assim puxado o tapete a Boris Johnson, que ainda esta segunda-feira rejeitou convocar eleições antecipadas por querer a saída do Reino Unido até ao dia 31 de outubro, mesmo que sem acordo.

Também ontem falou-se numa potencial rebelião no seio do Partido Conservador, com Boris Johnson a ameaçar expulsar os deputados que votassem contra os seus planos para o Brexit.

Numa carta que entregou ao primeiro-ministro, Philip Lee justificou a sua decisão pelo facto do Partido Conservador "se ter tornado uma estreita facção em que o Conservadorismo de um é medido pela imprudência com que se quer sair da União Europeia". Lee acusou ainda o governo de "perseguir um Brexit prejudicial de uma forma ausente de princípios", colocando as vidas das pessoas em risco. 

No seu discurso no parlamento, Boris Johnson afirmou querer negociar um acordo de saída com Bruxelas e insistiu que há "verdadeira dinâmica" nas negociações nesta altura.

No entanto, advertiu que se os rebeldes conservadores forem bem sucedidos, restar-lhe-á como opção "implorar por outro adiamento sem sentido" do Brexit, algo que deixou claro que "nunca" fará.

[Notícia atualizada às 16h27]

Leia Também: Brexit: Em semana agitada, eis os quatro cenários possíveis

Recomendados para si

;
Campo obrigatório