Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Boris Johnson ameaça expulsar deputados rebeldes do seu partido

O primeiro-ministro britânico pode avançar com uma purga se os deputados do Partido Conservador votarem contra os planos do governo para o Brexit.

Boris Johnson ameaça expulsar deputados rebeldes do seu partido
Notícias ao Minuto

10:36 - 02/09/19 por Fábio Nunes

Mundo Brexit

Depois de conseguir assegurar a suspensão do parlamento britânico entre os dias 10 de setembro e 13 de outubro, Boris Johnson está a ameaçar expulsar do parlamento os deputados do seu partido que votem contra o governo já a partir desta terça-feira na questão do Brexit, de acordo com a Reuters. 

Numa semana que pode ser crucial para o Brexit, uma vez que antecede a suspensão do parlamento, esta ameaça demonstra o quão tenso está o ambiente no seio do Partido Conservador e a oposição interna aos planos de Boris Johnson para o Brexit.

O primeiro-ministro já deixou claro mais do que uma vez que vai avançar com uma saída sem acordo, se a dinâmica das negociações com Bruxelas não sofrer alterações até ao dia 31 de outubro

Esta ameaça de Boris Johnson foi confirmada à Reuters por uma fonte do partido, que acrescentou que para além da expulsão imediata, os deputados rebeldes serão impedidos de se candidatarem pelos Conservadores nas próximas eleições.

"Os deputados Conservadores estão a receber uma mensagem muito simples. Se não votarem ao lado do governo na terça-feira vão destruir a margem negocial do governo e entregar o controlo do parlamento a Jeremy Corbyn", revelou a fonte à Reuters. 

A oposição vai tentar a todo o custo no parlamento bloquear uma saída sem acordo da União Europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório