Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

5 Estrelas exige apoio formal do PD para Conte liderar novo governo

O Movimento 5 Estrelas (M5S, antissistema) exigiu hoje um sinal verde formal ao Partido Democrático (PD, centro-esquerda) para a formação de uma nova maioria de governo em Itália com a recondução do primeiro-ministro, Giuseppe Conte.

5 Estrelas exige apoio formal do PD para Conte liderar novo governo
Notícias ao Minuto

11:47 - 27/08/19 por Lusa

Mundo Itália

"Depois de quatro horas na reunião de ontem [segunda-feira], não fizemos nada. Não podemos trabalhar assim. Vamos reunir com o PD novamente assim que os órgãos do partido derem a Conte o direito de permanecer na chefia do governo", afirmou o M5S em comunicado, pouco antes de uma reunião inicialmente programada para as 11h00 locais (10h00 em Portugal) com o PD.

As conversações entre as duas partes estão em curso desde segunda-feira, procurando formar uma nova maioria que substitua a coligação destruída a 8 de agosto por Matteo Salvini, o líder da Liga (extrema-direita), que alegou não poder continuar a governar o M5S.

"Numa fase tão complicada para o país, não há tempo a perder. Estamos a trabalhar intensamente para dar uma resposta imediata aos cidadãos", pode ler-se no documento do M5S, indicando que "não vai haver nova reunião [com o PD] até que esclarecem formalmente a sua posição sobre Giuseppe Conte".

O M5S concluiu a declaração recordando que é a "primeira força no Parlamento" desde as eleições legislativas da primavera de 2018, quando obteve um recorde de 32% dos votos.

De acordo com a imprensa italiana, o líder do PD, Nicola Zingaretti, já não veta a resignação do chefe de governo demissionário, mas, em troca, exige garantias sobre a composição do Governo.

Em particular, o PD considera que se Conte for reconduzido, não pode ser flanqueado, como no anterior Governo, por dois mas apenas por um vice-primeiro-ministro do PD.

O Presidente de Itália, Sergio Mattarella, inicia hoje uma segunda ronda de consultas para resolver a crise política, depois de na quinta-feira ter dado aos partidos mais quatro dias para negociarem uma nova maioria.

Segundo a agência italiana Ansa, Mattarella começa a receber os partidos às 16h00 de hoje (15h00 em Lisboa) e as consultas estendem-se por dois dias.

Mattarella quer evitar prolongar a instabilidade política da terceira economia da zona euro.

Se nenhum acordo surgir, o Presidente deverá convocar eleições legislativas antecipadas, possivelmente para 10 de novembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório