Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

EUA e Turquia anunciam levantamento mútuo de sanções

Os Estados Unidos e a Turquia anunciaram esta sexta-feira o levantamento mútuo de sanções a elementos dos dois governos instauradas no âmbito da prisão na Turquia do pastor norte-americano Andrew Brunson.

EUA e Turquia anunciam levantamento mútuo de sanções
Notícias ao Minuto

15:35 - 02/11/18 por Lusa

Mundo Departamento

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou o levantamento de sanções impostas aos ministros da Justiça e do Interior, Abdulhamit Gul e Suleyman Soylu, após a libertação, por Ancara, de Andrew Brunson.

Em resposta, a Turquia levantou as sanções impostas aos secretários de Estado da Justiça e Segurança, Jeff Sessions e Kirstjen M. Nielsen.

As sanções contra os ministros turcos foram impostas depois os EUA terem responsabilizado os dois membros do executivo de Ancara pela prisão de Brunson, em 2016, acusado de ligações ao ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Como consequência, as autoridades norte-americanas congelaram os ativos dos dois responsáveis em território dos EUA e proibiram as transações financeiras com entidades norte-americanas.

As sanções turcas incluíam a proibição de entrar na Turquia, o congelamento de bens e a proibição de realizar qualquer atividade comercial com a Turquia dos visados.

O caso Brunson, que vivia na Turquia há duas décadas, fez aumentar as tensões entre Washington e Ancara em julho, quando os Estados Unidos converteram a libertação do norte-americano numa causa diplomática, com a Turquia a invocar a independência dos tribunais.

O pastor foi acusado de ligações ao ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão e à organização do clérigo turco Fethullah Gülen, exilado nos Estados Unidos, que Ancara responsabiliza pelo golpe de Estado falhado de 2016.

Brunson, que estava em prisão preventiva desde finais de 2016, foi condenado a três anos e um mês de cadeia a 12 de outubro, mas devido ao tempo já cumprido preventivamente, o tribunal ordenou a sua imediata libertação, após a qual regressou aos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório