Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Música com sonoridade positiva deixa as pessoas mais cooperativas

O efeito que a música positiva tem no humor das pessoas pode ser a chave para o sucesso nos trabalhos de grupo.

Música com sonoridade positiva deixa as pessoas mais cooperativas
Notícias ao Minuto

17:18 - 04/09/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Ciência

O efeito da música no comportamento das pessoas tem sido um dos temas estudados por parte da ciência nos últimos anos. Os estudos apresentam conclusões idênticas e que provam que a música ambiente é capaz de mudar o rumo de uma história… e sem que a pessoa se aperceba de tal.

Este ano, Adrian North, professor de Psicologia da Música da Universidade de Curtin (Austrália) provou que a música que toca nas lojas tem uma influência direta nas compras feitas por parte do cliente, sendo que a música clássica, por exemplo, incentiva a gastos mais arrojados.

Mas a ciência também já se debruçou sobre a felicidade que a música pode causar revelando que não há música mais feliz do que esta e como os hits de Adele, John Legend ou Lana del Rey podem ser prejudiciais para a saúde mental. Contudo, gostos não se discutem e são várias as músicas que podem mexer com o íntimo das pessoas, deixado-as arrepiadas, como revelou no ano passado um estudo da Universidade de Wesleyan.

Embora não existissem dúvidas do poder da música no comportamento (consciente ou não) das pessoas, um novo estudo vem reforçar a ideia e provar que as sonoridades positivas deixam as pessoas mais dispostas a trabalhar em grupo.

Conta a Reuters que o estudo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, testou o impacto de músicas positivas e de músicas negativas no comportamento dos participantes que foram desafiados a resolver em grupo um desafio de matemática e concluiu que aqueles que tinham sonoridades positivas como ambiente de fundo foram mais propensos a pensar em equipa do que os que ouviram músicas negativas.

Diz a investigação que as pessoas que se encontram em ambientes positivos, muitas vezes à boleia de músicas alegres, são mais cooperativas e criativas, deixando de lado o individualismo e o mau humor.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório