Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

Como a música que toca nas lojas pode influenciar as nossas compras

Muitas lojas escolhem as músicas ‘a dedo’ para incentivar os clientes a comprar mais.

Como a música que toca nas lojas pode influenciar as nossas compras
Notícias ao Minuto

11:35 - 03/06/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Comportamento

Sabia que as pessoas tendem a gastar mais dinheiro num restaurante se estiverem a ouvir música clássica ao invés de pop e que muitas lojas escolhem os temas propositadamente para aumentarem as vendas?

A música influencia em muitos aspetos as nossas decisões e os nossos gostos e, por isso, é uma das armas mais potentes do comércio, como diz Adrian North, professor de Psicologia da Música da Universidade de Curtin, na Austrália. O especialista, conta a BBC, defende que a música clássica, por exemplo, incentiva a compra de produtos mais caros, enquanto a música mais comercial leva a que as pessoas optem por adquirir o que é útil.

Mas a música parece ter um impacto mais forte no ato de comprar do que no ato de escolher. Em 2006, um estudo da Universidade de Rutergs, nos Estados Unidos, revelou que a música até pode não interferir com os nossos gostos (pelo menos em algumas pessoas), mas pode afetar o nosso comportamento numa loja, fazendo com que as pessoas que compram por impulso adquiram mais produtos do que o que seria suposto.

Algumas opiniões científicas acerca do assunto indicam que não só a música pode manipular a forma como o cliente atua, como também a organização da loja, a decoração e o espaço em si.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório