Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Ajustamento foi "mais difícil"... à custa dos chumbos do Constitucional

O presidente do Mecanismo de Estabilidade Europeu, Klaus Regling, concedeu uma entrevista ao Diário Económico em que afirma que os chumbos do Tribunal Constitucional a medidas propostas pelo Governo dificultaram o ajustamento. No entanto, recusa-se a criticar as decisões do Palácio Ratton e aplaude a capacidade do Executivo em contornar os três ‘não’ que os juízes do Constitucional deram.

Ajustamento foi "mais difícil"... à custa dos chumbos do Constitucional
Notícias ao Minuto

08:40 - 25/02/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Klaus Regling

Klaus Regling admitiu que os chumbos do Tribunal Constitucional a medidas propostas pelo Executivo de Passos Coelho tornaram o ajustamento económico mais difícil.

“Aconteceu três vezes, torna-o mais difícil, mas não é minha função criticar Tribunais Constitucionais”, começou por dizer ao Diário Económico o presidente do Mecanismo de Estabilidade Europeu.

Klaus Regling explicou que deve respeitar as decisões do Constitucional porque “são parte da democracia e temos de respeitar”. No entanto, sublinhou a capacidade do Executivo ao “arranjar rapidamente medidas para compensar os chumbos”.

“Só posso aplaudir o facto de terem sido capazes de o fazer rapidamente, em todas as vezes, e por isso é que o programa está encarrilado. Mas complica-lhes a vida”, explicou.

Questionado sobre se a saída de Vítor Gaspar do Governo ameaçou Portugal com um segundo resgate, Klaus Regling assegurou que essa questão “não foi discutida, porque não havia necessidade”, relembrando que o “sentimento de mercado melhorou bastante, Portugal continuou a fazer bons progressos e, por isso, um segundo resgate já não parece necessário”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório