Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Do PEES aos últimos minutos de Floyd: Os cinco números da semana

A par da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos mais relevantes desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

Do PEES aos últimos minutos de Floyd: Os cinco números da semana
Notícias ao Minuto

07:00 - 06/06/20 por Beatriz Vasconcelos

Economia História da semana

Esta semana ficou marcada pela entrada na terceira fase do desconfinamento, com a abertura dos centros comerciais - à exceção de Lisboa -, bem como das lojas com mais de 400 metros quadrados. É o regresso à normalidade possível, num contexto (ainda) de pandemia, com o número de infetados a crescer, mas o de recuperados também. 

A par da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os principais momentos desta semana que são transversais a vários setores

1. Governo estima queda do PIB de 6,9% este ano. Nos últimos dias de março, queda terá sido de 25%

O Governo está a trabalhar com base numa perspetiva de que a economia portuguesa vai registar uma quebra de 6,9% este ano, disse o primeiro-ministro, António Costa, na quinta-feira, um cenário que o próprio classificou de "muito negro". Quanto ao desemprego, a estimativa do Governo aponta para uma subida da taxa para 9,6%. 

Na sexta-feira, o ministro das Finanças admitiu que o PIB tenha caído 25% nos últimos dias de março devido à crise provocada pela pandemia da Covid-19, estimando uma derrapagem de 13 mil milhões de euros nas contas públicas nacionais. Também esta semana, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) revelou que estima uma queda do Produto Interno Bruto (PIB) entre 7,5% e 11,8%.

2. BCE reforça bazuca. Adiciona 600 mil milhões ao programa para combater a crise

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou, na quinta-feira, um reforço do programa de emergência contra a crise gerada pela pandemia da Covid-19 em 600 mil milhões de euros, de acordo com a decisão de política monetária. Além disso, foi também prolongada vigência do programa até "pelo menos" junho de 2021. 

 3. Governo apresenta Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) assente em quatro eixos

O Governo apresentou, na quinta-feira, o programa de estabilização (PEES) que tem por base quatro eixos: social, emprego, empresas e institucional. O objetivo é fazer face aos efeitos da pandemia da Covid-19, sendo que inclui medidas como a prorrogação automática do subsídio de desemprego e a atribuição de um abono de família extra

Há também novidades relativamente ao lay-off, que terminará no final de julho. O Notícias ao Minuto explica neste artigo como é que vão funcionar os novos apoios ao emprego. 

4. Futebol regressou, mas liderança está empatada nos 60 pontos

O futebol português voltou aos relvados, na quarta-feira, depois de várias semanas de pausa por causa do novo coronavírus. A liderança está a ser dividida pelo Benfica e pelo FC Porto, que não conseguiram arrecadar uma vitória nesta jornada. Os dois rivais têm, neste momento, 60 pontos. 

5. O tempo de asfixia de George Floyd (8'46'') tornou-se um símbolo de repressão

O tempo que George Floyd permaneceu sob o joelho do polícia que o matou, 8 minutos e 46 segundos, segundo a acusação, tornou-se um slogan das manifestações de protesto contra o racismo, nos EUA.

George Floyd, um afro-americano de 46 anos, morreu em 25 de maio, em Minneapolis (Minnesota), depois de, segundo o relatório da acusação, um polícia branco lhe ter pressionado o pescoço com um joelho durante 8 minutos e 46 segundos numa operação de detenção, apesar de Floyd dizer que não conseguia respirar.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório