A 25.ª jornada da I Liga deixa, para já, uma certeza: Benfica e FC Porto contabilizam os mesmos 60 pontos. Os dragões perderam na quarta-feira, na visita ao Famalicão (1-2), mas as águias não aproveitaram o deslize do rival e empataram na receção ao Tondela (0-0), menos 24 horas depois. Ora, com os mesmos pontos conquistados, a classificação é liderada pelo Benfica, isto apesar do FC Porto ter vantagem no confronto direto (venceu os dois Clássicos diante das águias).
O aparecimento do Benfica no primeiro lugar da tabela classificativa causou muitas dúvidas, especialmente por entre os adeptos do FC Porto, mas o critério do confronto direto apenas pode ser aplicado no final da temporada, aquando as 34 jornadas estiverem concluídas.
Até lá, é o critério da diferença de golos que determina quem assume a liderança do campeonato. Neste parâmetro é a equipa de Bruno Lage quem tem o saldo mais positivo, uma vez que conta com uma diferença de golos de +38 (52 golos marcados contra 14 golos sofridos), face aos +33 (51 golos marcados contra 18 sofridos) por parte dos dragões.
Assim sendo, no caso de o campeonato acabar com Benfica e FC Porto a contabilizarem o mesmo número de pontos serão os dragões a festejar a conquista do título de campeão nacional.
A classificação atual, segundo a Liga. © Reprodução Liga Portugal