Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Benfica à frente de FC Porto na classificação? Eis a explicação

Critério do confronto direto, que favorece os dragões, apenas se aplica no final da temporada.

Benfica à frente de FC Porto na classificação? Eis a explicação
Notícias ao Minuto

11:03 - 05/06/20 por Francisco Amaral Santos

Desporto I Liga

A 25.ª jornada da I Liga deixa, para já, uma certeza: Benfica e FC Porto contabilizam os mesmos 60 pontos. Os dragões perderam na quarta-feira, na visita ao Famalicão (1-2), mas as águias não aproveitaram o deslize do rival e empataram na receção ao Tondela (0-0), menos 24 horas depois. Ora, com os mesmos pontos conquistados, a classificação é liderada pelo Benfica, isto apesar do FC Porto ter vantagem no confronto direto (venceu os dois Clássicos diante das águias). 

O aparecimento do Benfica no primeiro lugar da tabela classificativa causou muitas dúvidas, especialmente por entre os adeptos do FC Porto, mas o critério do confronto direto apenas pode ser aplicado no final da temporada, aquando as 34 jornadas estiverem concluídas. 

Até lá, é o critério da diferença de golos que determina quem assume a liderança do campeonato. Neste parâmetro é a equipa de Bruno Lage quem tem o saldo mais positivo, uma vez que conta com uma diferença de golos de +38 (52 golos marcados contra 14 golos sofridos), face aos +33 (51 golos marcados contra 18 sofridos) por parte dos dragões. 

Assim sendo, no caso de o campeonato acabar com Benfica e FC Porto a contabilizarem o mesmo número de pontos serão os dragões a festejar a conquista do título de campeão nacional. 

Notícias ao MinutoA classificação atual, segundo a Liga. © Reprodução Liga Portugal

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório