Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Crescimento do PIB dos EUA desacelera para 1,6% no 1.º trimestre

A economia norte-americana desacelerou no primeiro trimestre, crescendo a uma taxa anualizada de 1,6% e evidenciando que as elevadas taxas de juro poderão estar a penalizar os empréstimos e o consumo.

Crescimento do PIB dos EUA desacelera para 1,6% no 1.º trimestre
Notícias ao Minuto

16:43 - 25/04/24 por Lusa

Economia EUA

Segundo a primeira estimativa do Departamento do Comércio dos EUA, hoje divulgada, o Produto Interno Bruto (PIB) -- a produção total de bens e serviços da economia -- desacelerou entre janeiro e março para uma taxa anualizada de 1,6%, que compara com a forte progressão de 3,4% registada nos últimos três meses de 2023.

Os consumidores continuaram a impulsionar o crescimento nos primeiros três meses deste ano, mas abrandaram os gastos, tendo o crescimento também sido travado pela redução dos inventários por parte das empresas.

Embora a inflação tenha desacelerado acentuadamente, para 3,5%, contra 9,1% em 2022, os preços permanecem ainda bastante acima dos níveis anteriores à pandemia.

Ainda assim, o crescimento económico dos Estados Unidos continua a superar o das restantes economias desenvolvidas do mundo. O Fundo Monetário Internacional (FMI) projetou que a maior economia do mundo crescerá 2,7% durante todo o ano de 2024, acima dos 2,5% do ano passado e mais que o dobro do crescimento que o FMI espera este ano para Alemanha, França, Itália, Japão, Reino Unido e Canadá.

Os Estados Unidos publicam o seu crescimento a uma taxa anualizada, uma medida que compara o PIB com o do trimestre anterior e, em seguida, projeta a variação dessa taxa para o ano inteiro.

Leia Também: Bolsas europeias com tendência mista, à espera de mais resultados

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório