Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Estado arrecadou mais 1,2 mil milhões de euros em impostos

A receita fiscal do Estado aumentou 5,2% em julho, em comparação com o mesmo período do ano passado. Este aumento deve-se, sobretudo, ao crescimento dos impostos diretos.

Estado arrecadou mais 1,2 mil milhões de euros em impostos
Notícias ao Minuto

07:57 - 28/08/18 por Beatriz Vasconcelos com Lusa

Economia Finanças

Os cofres do Estado beneficiaram de 23.526,4 milhões de euros em impostos até julho, mais 1.159,6 milhões de euros do que em igual período do ano passado, de acordo com a síntese de execução orçamental divulgada pela Direção-Geral do Orçamento (DGO), na segunda-feira. 

A receita fiscal aumentou, assim, 5,2% impulsionada sobretudo pelo aumento da receita proveniente de impostos diretos, como o IRS ou o IRC, que subiu 7,1% até julho.

Em particular, a receita de IRC aumentou 15,6% para 3,9 mil milhões de euros, ao passo que a receita de IRS cresceu 2,4% para 5,7 mil milhões de euros. 

"O aumento do IRS é explicado pelo pagamento de notas de cobrança e pelo residual de reembolsos ainda por efetuar", pode ler-se na síntese divulgada pela DGO.

Relativamente aos reembolsos, até julho registou-se um aumento na receita em termos acumulados de 6,8 milhões de euros (mais 0,1%), devido ao aumento dos reembolsos de IVA (mais 258,7 milhões de euros), compensado pela diminuição dos reembolsos em IRC (menos 328 milhões de euros).

Défice está a melhorar?

O défice das contas públicas registou um défice global de 2.624 milhões de euros até julho, valor que representa uma melhoria de 1.100 milhões de euros em comparação com o mesmo período do ano passado. Esta evolução, explicou o Ministério das Finanças em comunicado, é explicada por um aumento da receita superior ao da despesa. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório