Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

"Desemprego tem diminuído à custa da criação de emprego"

Em reação aos resultados do emprego, hoje divulgados pelo IEFP, o Governo, pela voz do secretário de Estado Miguel Cabrita, destaca que os mesmos “reforçam a confiança na estratégia seguida”.

"Desemprego tem diminuído à custa da criação de emprego"
Notícias ao Minuto

14:10 - 21/08/18 por Ana Lemos

Economia Miguel Cabrita

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) divulgou, esta terça-feira, os dados do emprego relativos ao passado mês de julho, destacando que o número de desempregados registados nos centros de emprego baixou 20,6%, face ao mesmo período de 2017, para 330.587. Dados que, salienta o IEFP, renovam mínimos dos últimos 16 anos.

Isso mesmo realça também o Governo. Em comunicado enviado às redações, o secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, reforça que este “é o valor mais baixo em exatamente 16 anos”, lembrando que “há um ano tínhamos mais de 400 mil pessoas ainda desempregadas”. Mais, refere, “este ritmo de diminuição do desemprego foi ainda mais forte entre os jovens, onde chegou aos 30%, e nos desempregados de longa duração, onde a diminuição foi de 24,2%”.

Além disso, salienta também o governante, esta tendência registada na criação de emprego está em linha com “com outros elementos que têm vindo a ser publicados, nomeadamente pelo INE”.

A título de exemplo, Miguel Cabrita afirma que no segundo trimestre de 2018 registou-se, de acordo com o INE, “a diminuição da taxa de desemprego para os 6,7%” e “um crescimento do emprego acima dos 2%, sendo que esse crescimento do emprego foi todo ele conseguido à custa do trabalho por conta de outrem em particular trabalho em contratos sem termo" e "com aumentos salariais muito significativos 4%, o que significa que há também uma melhoria de indicadores da qualidade do mercado de emprego”.

“Numa perspetiva um pouco mais ampla, e pensando nos últimos anos, de facto esta é uma tendência que se tem vindo a consolidar em termos da evolução da economia e do mercado de trabalho porque desde o início da legislatura foram já criados mais de 300 mil postos de trabalho em todos os setores com algum dinamismo salarial já observado e, portanto, um conjunto de elementos que reforçam a nossa confiança de que esta evolução é uma evolução sustentada e que é a tradução visível de uma estratégia política que foi delineada desde o princípio do Governo”, sustenta o secretário de Estado, reiterando que tal foi alcançado “com o cumprimento escrupuloso de todos os compromissos orçamentais, e (…) internacionais, a que estamos vinculados e também com uma garantia de estabilidade e previsibilidade para os agentes económicos.

Em jeito de conclusão, Miguel Cabrita declara que “o desemprego tem diminuído à custa da criação de emprego”. Ainda assim, remata, “enquanto houver pessoas desempregadas vamos reforçar a nossa prioridade que demos desde o princípio ao emprego, em particular dos grupos mais expostos a esse fenómeno”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório