Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"Ronaldo melhor marcador da Premier? Terá sempre uma palavra a dizer"

Abel Xavier vê o craque português a ter destaque na nova época, mas acredita que o coletivo terá de responder igualmente. O ex-jogador do Liverpool vê ainda os reds fortes para o arranque da nova Premier League e destaca a presença cada vez maior de portugueses na prova.

"Ronaldo melhor marcador da Premier? Terá sempre uma palavra a dizer"
Notícias ao Minuto

15:45 - 02/08/22 por Francisco Amaral Santos e Tiago Antunes

Desporto Abel Xavier

Abel Xavier fez, nesta terça-feira, a sua antevisão à nova edição da Premier League. Num evento promovido pela ELEVEN, que vai transmitir todos os jogos desta nova temporada em direto, o antigo jogador do Liverpool olhou para a primeira divisão inglesa e tentou adivinhar-lhe o futuro, apontando, desde cedo, o alto nível competitivo e a imprevisibilidade que lhe são inerentes.

"Vai ser um campeonato extremamente competitivo. Se analisarmos os potenciais candidatos ao título, todos reforçaram as suas estruturas,  mas o campeonato inglês tem muita imprevisibilidade. O último classificado pode ganhar ao primeiro, o factor casa é irrelevante, mas é óbvio que os quatro grandes partem sempre como favoritos, teoricamente. Depois têm de o provar na prática", começou por dizer em declarações aos jornalistas.

No olhar de Abel Xavier, o Liverpool parte em vantagem sobre o Manchester City. A contratação de Darwin ao Benfica terá sido um tiro certeiro para os reds, na opinião do ex-jogador.

"A diferença mais notória em relação ao Liverpool é olharmos para o crescimento progressivo da equipa. Estes cinco anos têm sido fantásticos, dois ou três anos de implantação do modelo que, agora, está completamente consolidado. O Liverpool, neste momento, só necessita de fazer contratações cirúrgicas. No ano passado, foi Luis Díaz, este ano foi Darwin. A contratação de Darwin foi fantástica. Sadio Mané saiu, foi um fim de ciclo para ele, a afirmação de Firmino e a solução do Darwin faz com que o Liverpool possa ter uma vertente ofensiva das mais fortes que existem no futebol internacional", acredita.

Contra o Liverpool, adivinha-se que estará novamente o Manchester City. No plantel dos citizens, Bernardo Silva será para manter, à imagem de Cristiano Ronaldo no Manchester United.

"O Manchester City, com a entrada do Haaland, vai crescer. Espero que não perca Bernardo Silva, porque é um jogador extremamente importante para Guardiola. Obviamente, depois temos o Manchester United que tem expectativas elevadas. Espero também que Cristiano Ronaldo possa permanecer e ajudar neste novo ciclo. Talvez o Tottenham também possa intrometer-se na luta porque tem um treinador que já conhece a Premier League", adivinhou.

Esta nova edição da Premier League vai contar com a presença, uma vez mais, de vários portugueses. Desde treinadores a jogadores, Abel Xavier dá destaque a todos e à casa de partida, o futebol português.

"Gostaria de focar os treinadores portugueses, os jogadores portugueses e o facto de as estruturas da Premier League estarem a referenciar o campeonato português para a captação de jogadores. Creio que isto é um mérito alargado à nossa formação, à nossa gestão, à capacidade técnica, à qualidade dos jogadores. No que diz respeito aos jogadores, para entrarem no campeonato inglês, acho que Portugal é o país de referência", acrescentou.

O Liverpool foi o clube que mais jogadores contratou no campeonato português nos últimos anos. Abel Xavier destaca este caso, mas não só.

"Acho que é assinalável. Fábio Carvalho, mas também Diogo Jota, Luis Díaz e Darwin, jogadores que passaram pelo campeonato português, por equipas grandes, marcaram impacto, valorizaram todo o trabalho que é feito em Portugal. Não é fácil entrar em Inglaterra. Temos o Wolverhampton e Bruno Lage a fazerem um grandíssimo trabalho, temos a entrada de João Palhinha no Fulham, o regresso do Marco Silva à Premier League com uma filosofia de jogo muito interessante. Portanto, acho que o futebol português sai valorizado no seu todo, bem como a qualidade dos seus treinadores e jogadores. Acho que é importante porque é o país que fornece mais e não é fácil criar impacto e acrescentar valor num campeonato que é extremamente competitivo", disse.

De todos os nomes atualmente apontados à Premier League, Abel Xavier falou sobre Matheus Nunes. O médio do Sporting está na lista de Manchester City, mas também do Liverpool, garante, vendo a saída do jogador como uma questão de tempo.

"Estou muito próximo da estrutura do Liverpool, de facto, fala-se muito dos valores de Portugal e, obviamente, têm Matheus Nunes referenciado. Acredito que o Sporting não vai ter capacidade para segurar um jogador desta dimensão em virtude das suas características, que se adaptam a qualquer equipa de topo de Inglaterra. É normal, face à qualidade de jogo, não só do Liverpool, como do Manchester City, que pode eventualmente perder algum jogador nessa posição, que estas duas equipas possam estar a pensar no Matheus Nunes. A sua saída do Sporting é uma questão de tempo", afirmou.

Perante tantos avançados de qualidade a participarem nesta edição da Premier League, Abel Xavier destacou a capacidade de Cristiano Ronaldo responder depois de toda a novela de verão, apesar de dar maior importância a outros fatores além do individual.

"Tem tudo a ver com dinâmica coletiva. É óbvio que Cristiano Ronaldo terá sempre uma palavra a dizer. Portanto, se analisarmos o história, foi o melhor marcador na Juventus, numa época menos positiva do coletivo do Manchester United, ele foi o melhor marcador. Ele vai focar-se em responder dentro do campo, mas estará a competir com estruturas muito fortes. Prevejo uma luta muito cerrada por esse prémio individual, mas o mais importante é sempre o coletivo", concluiu.

Leia Também: "Se o United deixar sair Cristiano Ronaldo, onde vai arranjar 20 golos?"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório