Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Abraçar os 'quartos' com o Amor(im) de sempre: Notas do Casa Pia-Sporting

Rúben Amorim regressou à casa da partida, mas continua a fazer o que melhor sabe... vencer.

Abraçar os 'quartos' com o Amor(im) de sempre: Notas do Casa Pia-Sporting
Notícias ao Minuto

08:04 - 23/12/21 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Análise

O Sporting apurou-se, nesta quarta-feira, para os quartos de final da Taça de Portugal, após vencer o Casa Pia, por 2-1, em Pina Manique.

Rúben Amorim teve um regresso feliz à casa de partida, mas passou por algumas dificuldades no lugar que o batizou como técnico, afinal aos oito minutos já perdia por 0-1, através de um golo de Jota Silva que mostra qualidade para outros ‘voos’ no futebol português.

A igualdade chegou ainda na etapa inicial, pelo inevitável Coates, num remate a meias com Palhinha, para na etapa complementar, e com um arranque avassalador dos leões, Sarabia selar a reviravolta. A barra estalou por duas ocasiões, mas o VAR validou os festejos ao internacional espanhol.

Até ao fim, nota para a expulsão de Tabata, após pisar Jota Silva, e que colocou a marcha do leão, até ao ‘soar do gongo’, com alguns solavancos, mas longe de retirar o campeão nacional da estrada dos ‘quartos’ da Taça.

Vamos então às notas desta partida:

Figura

Sarabia dá uma qualidade premium a este leão. Além do golo de belo efeito que apontou, e que nem a barra negou, foi ainda capaz de ser um ‘cabo das tormentas’ para a defesa dos gansos. Um desestabilizador constante e um criador sistemático de jogadas perigosas no último terço do relvado.

Surpresa

Dizem que é o Grealish de Pina Manique, afinal Jota Silva tem algumas parecenças físicas com o futebolista do City. Apesar do futebol que abunda nos pés estar longe do perfume utilizado pelo internacional inglês, longe está de ser uma mentira que o português é obreiro para voos maiores. Apontou um belo golo contra o Sporting e é dotado de uma técnica assinalável. Um avançado de 22 anos a acompanhar.

Desilusão

Nos últimos dois encontros que foi a jogo acabou expulso e podia ter causado reais sarilhos à equipa do Sporting. É certo que a entrada sobre Jota Silva não é para magoar, mas Tabata precisa de começar a ter alguma cautela, porque anda a arriscar demasiado….

Treinadores

Filipe Martins

Conseguiu montar uma equipa que, essencialmente, na primeira parte deixou um leão em sentido. Uma entrada voraz dos gansos que, no decorrer da partida, foram perdendo, como seria de esperar, a intensidade no jogo, ficando à mercê do que fariam os leões. Uma queda com honra e que em nada belisca o bom campeonato do Casa Pia.

Rúben Amorim

Várias alterações no ‘onze’ habitual custaram ao leão um maior desacerto na primeira parte, no que diz respeito ao jogo coletivo da equipa. A entrada de Paulinho na segunda parte devolveu ao campeão nacional intensidade, velocidade e um Pedro Gonçalves mais ‘vagabundo’ na hora de rematar à baliza. Amorim sofreu, mas sorriu no regresso à casa de partida.

Árbitro da partida 

Uma arbitragem nada fácil para Rui Costa, que nem sempre esteve acertado no capítulo técnico, mas também disciplinar. O vermelho direto a Tabata não devia ter sido exibido e constitui o erro de maior montra do juiz do encontro. 

Leia Também: "Na nossa equipa tudo é difícil"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório