Embalado pela categórica vitória conquistada em Istambul, por 4-1, o Sporting recebe, esta quarta-feira, o Besiktas, numa partida que assume contornos decisivos para ambas as equipas no que diz respeito ao futuro próximo nas competições europeias.
Os leões sabem que, se voltarem a 'abater' as águias negras, garantem, desde já, pelo menos, o terceiro lugar do Grupo C, e, consequentemente, um lugar na Liga Europa. Além disso, continuam na luta com Ajax e Borussia Dortmund pelo apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
Os turcos, por sua vez, jogam o 'tudo ou nada', uma vez que chegam à quarta e antepenúltima jornada da fase de grupos da prova milionária sem um único ponto conquistado, pelo que outro resultado que não a vitória os deixará à beira do 'adeus'.
Neste momento, recorde-se, o Grupo C é liderado pelo Ajax, com nove pontos conquistados em nove possíveis, seguido do Borussia Dortmund, com seis (equipas que irão medir forças na Alemanha), Sporting, com três, e Besiktas, com zero.
O Sporting-Besiktas será ajuizado pelo árbitro russo Sergei Karasaev, e tem apito inicial agendado para as 20h00 (hora de Portugal Continental) desta quarta-feira, no estádio de Alvalade.
Treinadores em discurso direto
Rúben Amorim
O que espera do Besiktas: Vai ser um jogo muito difícil, em que vão ter jogadores diferentes, com caraterísticas diferentes. O jogo não vai ser mais fácil, vai ser diferente, e foi isso que demonstrámos aos jogadores. É um engano pensarmos que foi um jogo fácil. Podia ter sido muito diferente.
Apuramento para os oitavos-de-final: Acredito desde que saí por aquela porta depois de perder por 1-5 com o Ajax. Continuo a acreditar, sabendo que este jogo é decisivo. Temos de ganhar este jogo para continuar na luta pela qualificação. É isso que vamos tentar fazer, e acredito plenamente que podemos passar à próxima fase da Liga dos Campeões.
Sporting favorito: Não há favoritismo, interessa pouco. Da mesma forma que ganhámos na Turquia, o Besiktas pode ganhar aqui. Essa é a mentalidade com que temos de entrar no jogo. Queremos ganhar. Jogámos bem na Turquia. Podemos jogar melhor e conhecemos bem a equipa do Besiktas.
Sergen Yalcin
Baixas: Temos tido um problema com lesionados, nunca conseguimos jogar com o 'onze' inicial e isso foi difícil para a nossa equipa. Temos uma boa equipa e não temos problemas dentro da equipa, temos um ambiente muito bom, mas temos de ter bons resultados. Não sei o que vai acontecer, faltam três jogos, queremos ganhar, temos de jogar com mais controlo, sem risco.
Jogos essencial: A Liga dos Campeões é muito importante para nós, é muito diferente da Liga turca, é provavelmente a prova mais difícil do mundo. Não estivemos bem em termos de resultados, mas durante estes três jogos jogámos muito bem, mas não conseguimos ter o resultado final, nem marcar os golos que precisávamos.
Sporting é favorito: Claro que o Sporting é favorito, joga em casa e venceu em Istambul. Somos uma boa equipa, temos jogadores com qualidade, vamos dar o máximo e tentar levar pontos. Espero que corra tudo bem e possamos ganhar.
Últimos jogos
Sporting: V-V-V-V-V
Besiktas: V-D-D-V-D
Últimos onzes
Sporting: Adán; Pedro Porro, Gonçalo Inácio, Coates, Feddal, Matheus Reis; João Palhinha, Matheus Nunes; Pedro Gonçalves, Sarabia e Paulinho.
Besiktas: Destanoglu; Rosier, Vida, Montero, Umut Meras; Hutchinson, Necip Uysal, Alex Teixeira; Ghezzal, Larin e Batshuayi.
Ausências
Sporting: Tiago Tomás (lesionado).
Besiktas: Hasic, Pjanic, Basthuayi, Rosier, N'Koudou, Vida e Uner (lesionados).
Leia Também: "O ano vai ser muito longo. Temos de dar a vida em todos os jogos"