Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

"O ano vai ser muito longo. Temos de dar a vida em todos os jogos"

Rúben Amorim acredita "plenamente" que o Sporting pode "passar à próxima fase da Liga dos Campeões".

"O ano vai ser muito longo. Temos de dar a vida em todos os jogos"
Notícias ao Minuto

19:03 - 02/11/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Rúben Amorim

Rúben Amorim alertou, esta terça-feira, em conferência de imprensa, para a importância de os jogadores do Sporting não se "deixarem levar" pela categórica vitória conquistada na visita ao Besiktas, por 4-1. Em vésperas do reencontro com os turcos, o treinador (que falou à imprensa na companhia de Pedro Gonçalves) disse, ainda, que continua a acreditar que os leões podem ""passar à próxima fase da Liga dos Campeões".

Rúben Amorim

Primeiros minutos são importantes: A estratégia vai ser a mesma. Falo dos primeiros 15 minutos porque quero dar a entender aos jogadores que o jogo podia ter sido muito diferente e que o Besiktas tem jogadores muito fortes. Não nos podemos deixar levar pelo resultado.

O que espera do Besiktas: Espero que os meus jogadores não acreditem muito nisso [Sporting favorito]. Vai ser um jogo muito difícil, em que vão ter jogadores diferentes, com caraterísticas diferentes. O jogo não vai ser mais fácil, vai ser diferente, e foi isso que demonstrámos aos jogadores. É um engano pensarmos que foi um jogo fácil. Podia ter sido muito diferente. Acreditamos que tudo aqui é difícil. Para nós, tudo é difícil, e nós gostamos assim. Não faz muito bem ao treinador e aos adeptos, mas é uma equipa que está habituada a sofrer, e vamos ter de sofrer para vencer o jogo.

Jogo de importância capital: A preparação é igual. Pensamos é na qualificação, não no terceiro lugar. Agora, é bom dizer aos jogadores que vamos continuar na Europa. Obviamente que utilizámos isso durante a preparação, não só para nos mantermos vivos, como para garantir a manutenção na Europa.

Momento mais estável desde que chegou ao Sporting: Depende dos resultados. É uma fase onde estamos a ganhar, e, quando ganhamos, tudo ajuda. Sabemos claramente para onde queremos ir, e isso dá alguma estabilidade. Agora, essa grande estabilidade depende dos resultados. O que temos de fazer é ganhar o jogo de amanhã para manter essa estabilidade e conseguirmos renovar para manter o nosso caminho. Não há que ter ilusões de nada. Estamos no caminho certo, mas este vai ser um ano muito longo e complicado, onde temos de dar a vida em todos os jogos. Dependemos de uma vitória para manter uma competição viva.

Apuramento para os oitavos-de-final: Acredito desde que saí por aquela porta depois de perder por 1-5 com o Ajax. Continuo a acreditar, sabendo que este jogo é decisivo. Temos de ganhar este jogo para continuar na luta pela qualificação. É isso que vamos tentar fazer, e acredito plenamente que podemos passar à próxima fase da Liga dos Campeões.

Ausências: O Tiago Tomás é a única baixa, ainda não recuperou, mas está quase. É um jogador que nos faz falta. 

Importância dos cantos no Sporting: O mérito é deles [equipa técnica], que estão aqui. É algo a que temos muita atenção, copiamos bastante quando é preciso. Mas também quero realçar a quantidade de oportunidades que temos. Temos feito golos de bola parada, mas o que interessa é marcar mais do que o adversário. Houve fases em que não marcávamos de bola parada, agora marcamos. O que queremos sempre é marcar mais um golo do que o adversário.

Pedro Gonçalves a marcar penáltis: Não faço vontades a ninguém. Se entender que o Pedro é o melhor para marcar, será ele a marcar.

Sporting favorito: Não há favoritismo, interessa pouco. Da mesma forma que ganhámos na Turquia, o Besiktas pode ganhar aqui. Essa é a mentalidade com que temos de entrar no jogo. Queremos ganhar. Jogámos bem na Turquia. Podemos jogar melhor e conhecemos bem a equipa do Besiktas. Agora, eles também nos conhecem a nós. Estamos cada vez mais preparados para este tipo de desafios.

Dependência de Coates: O Coates já teve um jogo castigado e perdemos, é verdade, mas continuámos a jogar para o campeonato. Não concordo consigo. Pretende ter o Coates sempre nos jogos.

Repto aos adeptos: A equipa precisa muito deles, é muito inexperiente. Teve um ambiente muito adverso lá, que empurrou a equipa adversária para aquele início. Nós queremos o mesmo, queremos retribuir. Nunca é demais criar a ligação entre equipa e adeptos. Espero um grande ambiente, onde podemos entrar na luta pela qualificação. Precisamos de todos.

Excesso de confiança após o jogo da primeira volta: Mostrámos o jogo todo e os jogadores perceberam que, durante 15 minutos, não tivemos quase bola. O Besiktas podia ter marcado e o jogo podia ter sido completamente diferente. Marcámos um golo de bola parada, o jogo mudou. Sofremos um golo de bola parada e o jogo mudou a seguir. O jogo foi de encontro às nossas caraterísticas. Somos bons a defender e a fazer transições. Dissemos aos jogadores para olharem para o jogo, não para o resultado e para as ocasiões. Não há qualquer ilusão. Vai ser um jogo muito difícil, onde vamos ter de ser melhores do que fomos na Turquia, principalmente com bola. Temos de controlar melhor o jogo e podemos melhorar na definição dos lances de ataque.

Pedro Gonçalves

Marcar penáltis para recuperar confiança: O mister é que sabe. Se achar que sou eu a bater, vou com toda a confiança do mundo. Espero que seja eu.

Mês de fora por lesão: Nunca tinha tido uma lesão com uma paragem tão longa. Correu bem, tenho sempre as melhores pessoas do meu lado. Fizeram o melhor para mim, acreditei sempre no trabalho deles.

Confiança após o regresso de lesão: A minha lesão já passou. Já fiz bastantes jogos. Estou mais confiante do que nunca. Claro que sinto a falta dos golos, mas eles vão aparecer. Nem tenho pensado muito nisso.

Treinador do Besiktas apontou Sporting como favorito: A nossa obrigação é sempre ganhar, é o lema deste clube. É um grande clube, pelo que temos de dar sempre o máximo e conseguir a vitória. Esperemos que possamos dar a vitória aos nossos adeptos. Precisamos muito de ganhar nesta competição. Queremos ganhar todos os jogos.

Luta pelo título de melhor marcador com Coates: Fico contente que seja ele a marcar ou outro. Não temos grandes objetivos de golos nem grande concorrência.

Troca de corredores com Sarabia: A minha preferência... Não tenho. Fiz todo o ano passado na direita. Sinto-me bem na direita, mas também na esquerda.

Renovação: O meu desejo é dar o máximo todos os dias. Estou extremamente contente por fazer parte deste grupo e deste clube, e espero poder dar sempre o máximo por esta camisola. 

Expetativas: A equipa está confiante, tal como nas semanas anteriores. Fazemos sempre o mesmo trabalho. Estamos confiantes e esperamos fazer um grande jogo.

Antevisão

Após o triunfo sobre o Vitória SC, por 1-0, que valeu o 'salto' para a liderança do campeonato português (na companhia do FC Porto), o Sporting regressa, esta quarta-feira à ação na Liga dos Campeões.

Antes disso, esta terça-feira, Rúben Amorim e um jogador irão passar pela sala de imprensa do estádio de Alvalade, onde irão fazer a habitual antevisão à receção ao Besiktas.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a partir das 18h30 (hora de Portugal Continental), a conferência de imprensa de antevisão dos campeões portugueses em título.

Leia Também: "Com os três pontos alimentamos o sonho de passar à fase seguinte"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório