Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Tabata: Do sucesso em Portimão à viagem desejada para o Sporting

Avançado brasileiro já assumiu que vai ser reforço do Sporting, ele que até estava em conversações avançadas com o Sporting de Braga.

Tabata: Do sucesso em Portimão à viagem desejada para o Sporting
Notícias ao Minuto

07:20 - 28/09/20 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

Bruno Tabata é o mais recente reforço do Sporting. O avançado brasileiro, que já assumiu que irá rumar ao clube de Alvalade, irá custar cinco milhões de euros aos cofres dos verde e brancos, e vê, assim, reconhecidas todas as qualidades que lhe vinham sendo apontadas no Portimonense e que já lhe valeram várias chamadas à Seleção olímpica do Brasil.

E foi mesmo em terras de Vera Cruz que o avançado começou a dar nas vistas. Tabata fez grande parte da formação ao serviço do Atlético Mineiro, mas um desaguisado com o clube de Minas Gerais, com o qual entrou em conflito por não o deixarem sair, precipitou a sua vinda para Portugal apenas com 18 anos, rumando ao Portimonense.

Apesar de ter saído muito novo do Brasil, a verdade é que Tabata, agora com 23 anos, se assumiu desde logo como uma das figuras do emblema algarvio, com exibições de encher o olho e que já tinham chamado a atenção de Benfica e FC Porto. 

Logo na época de estreia, em 2016/17, Tabata somou 34 jogos e marcou três golos, tendo sido um dos jogadores preponderantes na subida dos Portimonense à primeira divisão do futebol português no final dessa mesma temporada. Em quatro épocas a sul do país, Tabata soma um total de 119 jogos e nove golos.

Além de ter estado no Torneio de Toulon em 2019, Bruno Tabata tem sido chamado com regularidade à Seleção olímpica do Brasil, onde tem como companheiro o também canarinho e agora novo colega de equipa Wendel, estando, por isso, na calha para poder ser um dos eleitos nos convocados de André Jardine para os Jogos Olímpicos que terão lugar no próximo ano em Tóquio.

Multifacetado em campo e que já esteve na agenda de todos os grandes

Tabata, que pode atuar em várias posições do ataque, tornou-se rapidamente numa das referências do Portimonense e foi com naturalidade que começou a ser apontado a uma saída do emblema algarvio, onde já se encontra há quatro temporadas.

FC Porto e Benfica já tinham sido apontados ao internacional olímpico brasileiro, que até esteve para sair para a China em janeiro, mas a saída começou a ganhar contornos mais definidos neste mercado de transferências dado o impacto que a pandemia teve nas contas do Portimonense.

O Sporting de Braga esteve prestes a fechar a chegada do avançado brasileiro, mas o Sporting, numa operação relâmpago, conseguiu convencer os responsáveis algarvios a aceitarem cinco milhões de euros por 50% dos direitos económicos de Tabata, que era também pretendido por clubes do Qatar, Grécia, Espanha e França.

O brasileiro, que deverá ser oficializado nas próximas horas como o sétimo reforço dos leões para a nova temporada, já falou sobre a mudança para o Sporting, admitindo mesmo que recusou a oferta do Sporting de Braga para rumar ao clube de Alvalade.

"Tenho de agradecer às pessoas que fizeram parte e ajudaram ao meu crescimento. Tenho também de me proteger, e daí o tal sentimento de responsabilidade. Vestir a camisola de um gigante como o Sporting obriga a que te apliques a 200%", afirmou.

"Queria muito poder trabalhar com o mister Rúben Amorim, porque gosto do estilo dele, da dinâmica que coloca nos jogadores e na própria equipa. Tive a hipótese de escolher entre os dois, mas decidi-me pelo Sporting, por tudo isto e pela sua grandeza", completou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório