Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Três grandes já encaixaram 122 milhões em vendas. Nesta liga, quem ganha?

FC Porto, Benfica e Sporting com forte intervenção no mercado de transferências. Dragões têm o saldo mais positivo. Eis as contas dos três grandes.

Três grandes já encaixaram 122 milhões em vendas. Nesta liga, quem ganha?
Notícias ao Minuto

16:08 - 26/07/18 por Francisco Amaral Santos

Desporto Mercado

O mercado de transferências de verão é sempre palco de grandes movimentações e negócios milionários. Este não foge à regra e tem sido pautado por muitos milhões a entrar em Portugal, mas também a sair. Os três grandes - FC Porto, Benfica e Sporting - tem estado em especial destaque, ainda que com políticas e posturas diferentes. 

Dragões obrigados a vender 

Os dragões são quem mais têm vendido e aqueles que mais têm amealhado. A equipa que nesta nova temporada vai defender o título de campeão nacional, segundo o portal especializado Transfermarkt, já encaixou 65 milhões de euros apenas com a venda de jogadores. 

Aqui também reina uma condição: o fair-play financeiro que o FC Porto estava obrigado a cumprir. Mas vamos, de forma definitiva, às contas. 

O FC Porto vendeu, durante este período de transferências, Diogo Dalot e Ricardo Pereira para Inglaterra. Cada um deles foi transferido por 22 milhões de euros. Dalot foi para o Manchester United e Ricardo juntou-se a Adrien Silva no Leicester. 

Além disso, a equipa azul e branca conseguiu rentabilizar jogadores que estavam emprestados e que não entravam nas contas de Sérgio Conceição. Miguel Layún e Willy Boly renderam, juntos, 16 milhões de euros. Gonçalo Paciência e Suk também foram vendidos. Tudo somado chegámos à meta dos 65 milhões de euros. 

Saídas Destino Valor
Diogo Dalot Man Utd 22,00M
Ricardo Pereira Leicester 22,00M
Willy Boly Wolves 12,00M
Miguel Layún Villarreal 5,00M
Gonçalo Paciência Frankfurt 3,00M
Hyun-jun Suk Troyes 2,00M
André André Vitória SC Custo zero
Iván Marcano AS Roma Custo zero
Zé Manuel Santa Clara Custo zero
Diego Reyes Sem clube Custo zero

No que diz respeito às entradas no plantel, o FC Porto também tem estado bastante ativo neste defeso. Com o intuito de reforçar as posições mais debilitadas, os dragões já investiram 26,8 milhões de euros. O jogador mais caro é Chancel Mbemba, defesa que chegou proveniente do Newcastle e que custou 8 milhões de euros. Feitas as contas, o FC Porto regista um saldo positivo de 38,2 milhões de euros.

Entradas Origem Valor
Chancel Mbemba Newcaslte 8,00M
Majeed Waris  Lorient 6,00M
Éder Militão São Paulo 4,00M
João Pedro Palmeiras 4,00M 
Saidy Janko Saint-Étienne 3,00M
Yordan Osorio Tondela 1,00M
Ewerton Portimonense Desconhecido
Paulinho Portimonense Desconhecido

Leões em situação inédita

O Sporting passa por um período complicado na história e viu-se assim inibido de conseguir segurar alguns dos ativos mais importantes do plantel. O ataque à Academia, em Alcochete, no passado dia 15 de maio, teve impacto direto na realidade leonina e resultou em nove rescisões unilaterais. Dessas nove, dois jogadores (Bruno Fernandes e Bas Dost) regressaram a Alvalade, William rescindiu mas o Betis conseguiu chegar a acordo com os leões, mas nomes como Gelson Martins, Podence e Rui Patrício acabaram transferidos a custo... zero. 

Ainda assim, as contas do Sporting apresentam bons resultados. Para além da venda de William, que se realizou por 20 milhões de euros, os leões venderam ainda Piccini ao Valencia (8 milhões de euros) e os ingleses do Nottingham Forest acionaram a opção de compra de Tobias Figueiredo, avaliada em mais de dois milhões. Em suma, o Sporting acumula um saldo 30,5 milhões de euros em vendas. 

Vendas Destino Valor
William Carvalho Real Betis 20,00M
Cristiano Piccini Valencia 8,00M
Tobias Figueiredo Nottingham Forest 2,30M
Héldon Taawon 250 mil
Gelson Martins Atlético de Madrid Custo zero
Lukas Spalvis  K'lautern Custo zero
Rui Patrício Wolverhampton Custo zero
Bryan Ruíz Santos Custo zero
Simeon Slavchev Qarabag Agdam Custo zero
Daniel Podence Olympiacos Desconhecido

Em sentido inverso, a equipa agora orientada por José Peseiro tem contratado alguns jogadores pelos quais pagou um total de 14, 15 milhões. No topo está o brasileiro Raphinha, contratado ao Vitória SC, que custou 6,5 milhões de euros. 

Entradas Origem Valor
Raphinha Vitória SC 6,50M
Bruno Gaspar Fiorentina 4,50M
Emiliano Viviano Sampdória 2,00M
Stefan Ristovski HNK Rijeka 1,15M
Nani Valencia Custo zero
Marcelo Rio Ave Custo zero

Fazendo as contas aos valores recebidos e investidos, o Sporting soma agora um saldo positivo de 16,40 milhões de euros. 

Encarnados à espera da Champions

A realidade do Benfica é algo distinta dos velhos rivais. As águias têm apostado mais em reforçar o plantel, embora não tenham vendido, até ao momento, nenhum jogador que tivesse a condição de titular na equipa de Rui Vitória.

As saídas na Luz até ao momento contam com João Carvalho como o elemento que mais dinheiro gerou. O Nottingham Forest pagou 15 milhões de euros pelo jovem médio criativo. Em seguida, surge André Horta que rumou à MLS por um valor perto dos 6 milhões de euros. A fechar o topo aparece o italiano Bryan Cristante, cuja opção de compra - avaliada em 5 milhões de euros - foi acionada pela Atalanta. Juntando as saídas consumadas, a equipa presidida por Luís Filipe Vieira encaixou 27,20 milhões de euros. 

 Saídas  Destino  Valor
João Carvalho Nottm Forest  15,50M
André Horta Los Angeles FC  5,70M
Bryan Cristante Atalanta  5,00M
João Amaral KKSLechPoznan  1,50M
Pedro Nuno Moreirense  Custo zero
Patrick Santa Clara  Desconhecido
Chiquinho Moreirense  Desconhecido
Jhon Murillo Tondela  Desconhecido
Eliseu Sem clube  Custo zero
Paulo Lopes Fim de carreira

No que diz respeito a entradas, o Benfica conseguiu três ingressos a custo zero (Ferreyra, Lema  e Tyronne Ebuehi), mas também investiu ao comprar Castillo por quase 7 milhões de euros. No total, os encarnados investiram 15,98 milhões de euros. 

Entradas Origem Valor
Nicolás Castillo UNAM Pumas 6,85M
Germán Conti Cólon 3,50M
Odysseas Vlachodimos Panathinaikos 2,43M
Alfa Semedo Moreirense 2,00M
Chiquinho Académica 600mil
João Amaral Vitória FC 600mil
Facundo Ferreyra Shakhtar D. Custo zero
Cristian Lema Belgrano Custo zero
Tyronne Ebuehi ADO Den Haag Custo zero

O saldo é assim também ele positivo. O Benfica fixa-se na barreira dos 11,22 milhões de euros entre compras e vendas, ainda que no horizonte esteja uma possível presença na Liga dos Campeões que permitira um maior encaixe financeiro e consequente investimento. Os próximos dias serão por isso decisivos no futuro do clube encarnado. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório