Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Banksy mostra como destruiu o seu quadro a meio de um leilão

O artista de Bristol tem documentado o tema do dia através do seu perfil de Instagram. Obra 'Girl With Balloon' (2006) tinha acabado de ser leiloada por 1,2 milhões de euros quando se autodestruiu.

Banksy mostra como destruiu o seu quadro a meio de um leilão
Notícias ao Minuto

20:04 - 06/10/18 por Anabela de Sousa Dantas

Cultura Instagram

O artista britânico Banksy publicou no seu perfil de Instagram um vídeo que explica como foi possível que, este sábado, uma das suas obras mais icónicas se tenha autodestruído num leilão da casa Sotheby's, depois de ter sido vendida por mais de 1 milhão de libras (1,2 milhões de euros), em Londres.

Num vídeo de alguns segundos, o artista plástico, cuja identidade permanece anónima, explicou o sucedido. “Há alguns anos escondi uma trituradora de papel secreta numa pintura”, começou por dizer. “Para o caso de alguma vez ser colocado a leilão…”, acrescentou.

Na mesma sequência de vídeo, que pode ver abaixo, surgem imagens do artista a colocar um mecanismo de destruição de papel no interior de uma moldura, que se intui ser a que esta sexta-feira se autodestruiu em pleno leilão.

'Girl With Balloon', datada de 2006, é uma das obras mais célebres de Banksy, e era a última peça a ser leiloada pela Sotheby's, esta sexta-feira, quando os presentes assistiram, em primeira mão, ao inesperado momento.

Ver esta publicação no Instagram

. "The urge to destroy is also a creative urge" - Picasso

Uma publicação partilhada por Banksy (@banksy) a 6 de Out, 2018 às 10:09 PDT

Assim que o martelo bateu, assinalando o fecho da venda do quadro, a trituradora ativou-se e a pintura, em grafite e acrílico sobre lona, ficou em várias tiras.

Alex Branczik, responsável da Sotheby's, reagiu com humor: “Parece que fomos Banksyficados”. A leiloeira, indicou, em declarações ao Financial Times que o comprador foi "surpreendido pelo sucedido" e que estão "a discutir os próximos passos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório