Meteorologia

  • 20 ABRIL 2019
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 17º

Edição

Obra de Banksy autodestrói-se após leilão

Pintura foi vendida por cerca de 1,18 milhões de euros.

Obra de Banksy autodestrói-se após leilão
Notícias ao Minuto

14:21 - 06/10/18 por Natacha Nunes Costa com Lusa 

Cultura Girl With Balloon

Uma obra feita pelo artista britânico Banksy auto-destruiu-se depois de ter sido vendida por 1,04 milhões de libras (cerca de 1,18 milhões de euros).

A obra ‘Girl With Balloon’ (‘Rapariga com balão’), uma das mais icónicas do artista, foi leiloada pela Sotheby’s, esta sexta-feira, na cidade inglesa de Londres.

A pintura, que mostra uma menina a acenar para um balão, em forma de coração, foi a última a ser leiloada. O que ninguém esperava é que, depois de vendida, a tela passasse por um triturador, escondido dentro da moldura, e ficasse completamente destruída.

O artista, cuja identidade nunca foi oficialmente revelada, partilhou uma foto do momento, onde se vê o público de boca aberta perante a destruição da obra de arte, com a legenda: “Going, going, gone” (Vai, vai, foi-se…), numa alusão às palavras pronunciadas pelos leiloeiros quando concluem a venda a um cliente.

"Parece que acabámos de ser ´Banksy-tados", admitiu o diretor de arte contemporânea da Sotheby´s, Alex Branczik, após a licitação da obra, de acordo com o que se ouve nos vídeos colocados nas redes sociais, nos quais é também visível a surpresa com que reagiu o público.

Datada de 2006, a obra, leiloada na sexta-feira à noite, que mostra uma rapariga a tentar alcançar um balão em forma de coração, era uma versão em tela de um desenho que surgiu a primeira vez como grafite numa rua no leste de Londres e que, em 2017, foi eleita a obra favorita da nação.

Originário da cidade de Bristol, Banksy ficou conhecido pelos seus grafitis subversivos que têm surgido um pouco por todo o mundo, de Londres à Palestina, o que fez dele um artista cotado.

Ver esta publicação no Instagram

Going, going, gone...

Uma publicação partilhada por Banksy (@banksy) a 5 de Out, 2018 às 6:45 PDT

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório