Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Mais de dez fundações com ordem de extinção mantêm atividade

Em 2012, o Governo realizou um censo sobre as fundações em atividade que deveriam encerrar, decidindo, após elaboração do documento, que 21 destas entidades ligadas a autarquias deveriam fechar portas. Porém, 12 das mesmas continuam em pleno funcionamento, noticia o Jornal de Negócios.

Mais de dez fundações com ordem de extinção mantêm atividade
Notícias ao Minuto

08:00 - 03/09/14 por Notícias Ao Minuto

Política Autarquia

Depois de muita polémica, o Governo deu ordem, em 2012, após elaboração de um estudo sobre o número de fundações a receberem auxílio do Estado, para que 21 destes organismos 'financiados' através das autarquias encerrasse portas. Porém, escreve esta quarta-feira o Negócios, a maioria, 12 no total, ainda continua em funcionamento.

Segundo a mesma publicação, entre estas 12 entidades conta-se o centro de estágios do Futebol Clube do Porto, gerida através da fundação PortoGaia. Aqui, destaca o Negócios, mantem-se também em atividade a ‘empresa’ que gere a Bienal de Cerveira e a fundação Santo Thyrso, mas também uma outra fundação para o Desenvolvimento Social do Porto.

Entre os casos mais mediáticos de encerramentos estão a fundação Paula Rego, que já fechou portas, mas também a fundação Arbués, que viu o seu financiamento cortado na totalidade, levando ao encerramento do Museu do Brinquedo, uma vez que a gestão estava a seu cargo.

O censo realizado em 2012 pelo Executivo liderado por Pedro Passos Coelho estimou que, entre 2008 e 2010, o conjunto dos apoios públicos a todas as entidades deste âmbito, ou seja com algum tipo de financiamento do Estado, tivesse alcançado a fasquia dos 275 milhões.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório