Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 21º

O Bloco é quem falta menos, PS e CDS são os mais 'baldas'

Entre 16 de setembro de 2013 e 25 de julho deste ano, as faltas dadas aos plenários no Parlamento permitem-nos ver quem tem, em média, mais e menos faltas. Os bloquistas saem a ganhar nestas contas, contando com a vantagem de terem menos assentos parlamentares.

O Bloco é quem falta menos, PS e CDS são os mais 'baldas'
Notícias ao Minuto

09:13 - 11/08/14 por Notícias Ao Minuto

Política Parlamento

O Bloco de Esquerda é o mais ‘certinho’ quando o assunto é assiduidade. O PS, por seu lado, é o partido com mais faltas em média, seguido de perto pelo CDS. Os deputados bloquistas têm em média 3,3 faltas, realça o Diário de Notícias, com os deputados do PS a terem uma média de 8,1 faltas por deputado, e os do CDS com 7,1 faltas em média.

Os plenários no parlamento tiveram uma média de 16 faltas por sessão. Quando falamos no número global de faltas, o PSD é o partido que lidera o ranking, com 108 faltas no total, recorda a Lusa, fruto também de ser o partido com mais deputados na Assembleia da República. Quando dividimos os números pelos deputados, é o PS quem se destaca.

Neste aspeto, a deputada Glória Araújo é mesmo a ‘campeã’ das ausências, com 70, embora no seu caso a maioria das faltas tenha sido por doença (46). Do lado inverso, são cerca de 30 os deputados que não têm faltas marcadas.

Neste aspeto o Bloco de Esquerda volta a destacar-se (Pedro Filipe Soares e Cecília Honório, dois dos oito deputados do partido, fazem o pleno) enquanto o CDS surge pior colocado, com o mesmo número de deputados a fazer o pleno (no caso, Pedro Morais Soares e João Paulo Viegas), mas com um número muito maior de assentos parlamentares (oito, no total).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório