Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Ou Europa consegue a unidade "ou perde a voz no mundo"

O debate ‘Reforma Institucional’ realizado ontem no auditório do Diário de Notícias juntou à mesma mesa Adriano Moreira, Viriato Soromenho-Marques, Paulo de Almeida Sande e Eduardo Paz Ferreira. Na ementa, o prato principal foi a atual situação europeia.

Ou Europa consegue a unidade "ou perde a voz no mundo"
Notícias ao Minuto

09:01 - 21/05/14 por Notícias Ao Minuto

Política Debate

“Ou a Europa consegue a sua unidade ou perde a voz no mundo”, alertou ontem Adriano Morreira no debate ‘Reforma Institucional’, organizado pelo Diário de Notícias.

O ex-Presidente do CDS destacou o papel atual da Rússia no continente europeu e as implicações daí decorrentes: “a Rússia abandonou a construção da casa comum europeia e, neste momento, está a definir o que muitos analistas já chamam o Império do Meio”.

Em contraponto, a posição da União Europeia é cada vez mais frágil no terreno: “A economia europeia evoluiu para o credo do mercado”, uma mudança que faz com que o que a Europa tenha como resposta seja “a excomunhão do credo do mercado – sanções económicas”.

Viriato Soromenho-Marques, por outro lado, preferiu criticar o atual Tratado Orçamental e os ‘jogos de poder’ nas instituições europeias, realçando que com o Tratado “a Comissão europeia tem poderes que nunca teve”. Estes poderes, no entanto, estão ao “serviço das ordens do diretório”, alertou. Para Soromenho-Marques a relação entre Angela Merkel e Durão Barroso é mesmo um “pacto diabólico”.

A propósito das eleições europeias que se realizam este domingo, Paulo de Almeida Sande elogiou a possibilidade de se poder escolher um candidato em concreto à presidência da Comissão Europeia – escolhendo assim quem sucederá a Barroso. Eduardo Paz Ferreira, por seu lado e sobre o mesmo assunto, não poupou Durão Barroso às críticas, sugerindo mesmo que “qualquer dos candidatos será melhor do que o atual presidente”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório