Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Eduardo Cabrita. "Vamos ter nas ruas 35 mil efetivos" na Páscoa

Ministro da Administração Interna deu uma entrevista à Rádio Renascença. Há 100 efetivos militares infetados com o novo coronavírus.

Eduardo Cabrita. "Vamos ter nas ruas 35 mil efetivos" na Páscoa
Notícias ao Minuto

08:49 - 06/04/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

Eduardo Cabrita deu, na manhã desta segunda-feira, uma entrevista à Rádio Renascença. O ministro da Administração Interna referiu que, nesta altura da Páscoa, "vamos ter nas ruas 35 mil efetivos", entre GNR, PSP e SEF em ações de fiscalização para garantir a segurança dos portugueses.

"Vão funcionar em regras de espelho, com alteração do sistema de turnos, de modo a tentar garantir o mínimo de contacto e o máximo de operacionalidade", disse.

Esta vai ser uma festividade diferente, com as famílias separadas, e as autoridades vão estar nas estradas a fiscalizar quem tem realmente uma razão válida para circular. "Há um grande esforço e dedicação das mulheres e homens que estão na linha da frente", sublinhou o governante. 

Questionado, Eduardo Cabrita afirmou terem sido 132 mil condutores fiscalizados nos pontos de fronteira com Espanha: "Nós queremos que as mercadorias circulem, isso é fundamental", o mesmo se aplicando às pessoas que têm de se deslocar para trabalhar.

"Há aqui um sentido de grande responsabilidade. Quase todas as pessoas agradecem o incómodo e percebem que quem está ali está a trabalhar pela saúde de segurança de todos", frisou.

Já quanto a infeções pelo novo coronavírus, Eduardo Cabrita revelou que, acordo com os últimos números, "são exatamente 100 efetivos militares entre PSP e GNR". Há ainda a inoperacionalidade de 630 militares e agentes devido a esta pandemia.

Morte de cidadão ucraniano no Aeroporto de Lisboa

O ministro da Administração Interna falou ainda sobre o caso de um cidadão ucraniano que, alegadamente, foi morto por três elementos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. "Este é um caso inaceitável e é uma vergonha para um país que é um exemplo de como bem tratar migrantes, bem acolher", começou por referir.

Este processo "está em investigação criminal", com o governante a asseverar ainda que "o essencial é o rápido apuramento das responsabilidades". "As decisões administrativas foram tomadas de imediato e haverá mudanças profundas daquilo que é o funcionamento dessa estrutura para pessoas que são impedidas de entrar no país", disse.

Quanto à questão do Cruzeiro Fantasia, que atracou em Lisboa com passageiros de diversas nacionalidades, Eduardo Cabrita explicou que "ainda este fim de semana saiu mais um charter com tripulantes" e agora está-se "numa fase final em que vamos dar um prazo curto à empresa para retirar mais tripulantes ou se o barco sai".

Este prazo curto "está a ser tratado" mas "ninguém vem a terra". "Estamos em diálogo", concluiu.

[Notícia atualizada às 09h04]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório