Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Curados quase duplicaram em Portugal. Feitos 11 mil testes/dia

Acompanhe aqui, AO MINUTO, todas as incidências da pandemia da Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Curados quase duplicaram em Portugal. Feitos 11 mil testes/dia

Mais de 68 mil pessoas já morreram, em todo o mundo, por causa da doença Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2. Há ainda registo de mais de 1,2 milhões de casos de infeção diagnosticados, segundo o último balanço divulgado, este domingo, pela agência AFP.

Os países mais afetados pelo surto viral são, neste momento, Itália (com 15,887 mortes), Espanha (com 13.055 mortes) e Estados Unidos (com 9.618 mortes) e França (com 8.078 mortes).

Em Portugal, a DGS deu, esta segunda-feira, conta de mais 16 mortes por Covid-19, elevando o número total para 311. Foram ainda registados mais 452 casos de infeção, cifrando-se agora nos 11.730.

No domingo à noite, a ministra da Saúde anunciou que a Direção-geral da Saúde pediu um parecer sobre o uso generalizado de máscaras, tendo sido aconselhada a equacionar a medida.

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h47 - Este registo diário terminou. Para acompanhar as notícias da tarde, por favor, clique aqui.

15h21 - O rácio e médicos e de enfermeiros por habitante aumentou em 2018, face a 2008, de acordo com os indicadores hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, em 2018 estavam inscritos na Ordem dos Médicos 53.657 profissionais, mais 14.700 do que em 2008, o que resultou numa relação de 5,3 médicos por mil habitantes, contra 3,7 em 2008.

15h16 - Morreu a mãe do ex-futebolista espanhol Pep Guardiola. Dolors Sala Carrió, de 82 anos de idade, tinha contraído a infeção causada pelo novo coronavírus.

15h11 - A fiscalização vai ser intensificada na Madeira para impedir que os residentes se desloquem entre os concelhos da ilha ou viajem para o Porto Santo, para passar a Páscoa, disse hoje o representante da República.

15h05 - Com mais de 100 mil infetados e uma cifra de óbitos que suplanta os 1.500, devido ao novo coronavírus, Berlim prepara-se para impor uma quarentena de 14 dias para todos os viajantes que regressem à Alemanha após uma estadia no exterior, anunciou um porta-voz do Ministério do Interior, nesta segunda-feira.

15h01 - O sistema prisional regista, até hoje, nove infetados por Covid-19, entre os quais, quatro guardas, um médico, uma enfermeira e uma auxiliar de ação médica, disse à Lusa a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

14h58 - Ainda sobre a conferência de imprensa da DGS. A diretora-geral da Saúde afirmou hoje que não estão a ser realizados por rotina testes adicionais para avaliar a reincidência do novo coronavírus, uma possibilidade que admite ainda ser desconhecida.

14h52 - O Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto, que inicia hoje a realização de testes de diagnóstico à Covid-19, prevê fazer entre 100 a 150 testes diários, assegurando que esse número "poderá aumentar".

14h49 - O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) pediu hoje ao Governo um regime específico para os enfermeiros que conceda, por exemplo, o direito à amamentação, alertando para existência de pressões para que estes profissionais deixem de exercer esse direito.

14h41 - Impacto no desporto. O árbitro português Fábio Veríssimo testou positivo a Covid-19, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), continuando "bem e a ser tratado em casa", após ter revelado sintomas "no final da semana passada". 

O exemplo de Nick Kyrgios. Tenista australiano, de 24 anos, ofereceu-se para levar comida às pessoas mais necessitadas, que não tenham dinheiro ou acesso a comida de forma regular.

14h36 - Matt Hancock, secretário da Saúde britânico, falou ao país, recordando que as medidas de confinamento são a "melhor arma", porque o vírus "prospera através do contacto social". "No fim de contas, a melhor arma ao nosso dispor é a nossa união nos tempos difíceis e seguir as regras que foram estipuladas", afirmou.

14h28 - Mais 403 pessoas morrem por causa da Covid-19 no Reino Unido. No total, até este momento já perderam a vida devido a esta doença 5.337 pessoas, sendo que o país tem mais de 50 mil infetados

14h26 - São Tomé e Príncipe detetou quatro casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, os primeiros registados neste país, anunciou hoje o primeiro-ministro são-tomense, que convocou para esta tarde um Conselho de Ministros extraordinário para adotar "medidas mais restritivas".

14h24 - A trabalhar em casa? Saiba como não comer em demasia. O corpo tende a desejar alimentos com alto teor calórico e alto teor de açúcar durante situações mais stressantes, isto porque esses alimentos fornecem cargas energéticas intensas - elevando dessa forma o humor, mesmo que a curto prazo.

14h06 - O Presidente da República promulgou hoje o decreto do parlamento que estabelece um regime excecional de mora no pagamento de rendas durante o estado de emergência em casos de quebra de rendimentos dos arrendatários. 

14h02 - Existe um portal 'online' português que divulga negócios de entregas ao domicílio, tendo em conta a sua área de residência. O projeto 'Na minha Comunidade' surgiu há cerca de uma semana e já conta com 55 negócios disponíveis,  desde alimentação, animais, bebidas, ensino, entretenimento, limpeza, mobiliário, ourivesaria, saúde, serviços, tarot e vestuário. Conheça melhor este projeto AQUI.

13h59 - Em Itália, já morreram mais de 100 profissionais de saúde desde início do surto. 80 são médicos e 21 enfermeiros.

13h56 - O Congresso Nacional do PS, que estava agendado para 30 e 31 de maio, foi cancelado. Uma nova data será proposta logo que as circunstâncias da pandemia de covid-19 o permitam.

13h48 - A curva de casos de contágio pelo novo coronavírus no Irão está a registar um abrandamento "progressivo e lento". Nas últimas 24 horas registaram-se 136 óbitos, elevando o número total de vítimas mortais associadas à pandemia naquele país para 3.739.

13h53 - O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, afirmou que a situação "começa a ser dramática" na região autónoma, face à pandemia de covid-19, sublinhando que "já está instalada" uma emergência económica e social.

13h41 - A organização Human Rights Watch considera que África não está a aproveitar a progressão mais lenta da Covid-19 para se preparar e identifica violações de direitos humanos ligadas à luta contra a pandemia em vários países.

13h36 - O Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) acusa os operadores portuários de Lisboa de "violação do estado de emergência e substituição ilegal dos estivadores por motoristas". As empresas negam todas as acusações.

13h30 - Sergio Ramos e Gerard Piqué são os protagonistas de uma campanha lançada, esta segunda-feira, Dia Mundial da Atividade Física, pela OMS. Nela, os dois jogadores, do Real Madrid e do Barcelona, respetivamente, apelam a que se mantenham ativos mesmo estando em casa. "Neste momento, até os inimigos devem manter-se unidos", dizem.

13h27 - Os Açores não registaram, na súltimas 24 horas, novos casos de infetados por Covid-19. Apesar disso, "as medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social".

13h24 - Boris Johnson, que foi este domingo internado, recorreu há minutos ao Twitter para dizer que este terá sido uma decisão tomada pelos seus médicos e que agradece a todos os profissionais de saúde que têm tomado conta de si.

13h13 - Em Bruxelas foi aberto um hotel exclusivamente dedicado a mulheres vítimas de violência doméstica, por causa do aumento deste crime durante o confinamento exigido pelas autoridades. As primeiras vítimas entraram este fim de semana.

13h02 - Diretora-geral de Saúde explica, em resposta a uma pergunta sobre possíveis disparidades na distribuição dos testes, que "se há assimetrias regionais, essas assimetrias têm a ver com o mapa de distribuição da doença, neste momento". "Não temos a doença distribuída uniformemente pelo país", acrescentou.

"Estão a chegar testes onde são necessários", reforçou Graça Freitas, explicando que o critério para se ser testado foi inclusive alargado. São testadas pessoas com sintomas, disse, "mesmo que esses sintomas sejam muito ligeiros, muito ténues". "Abrimos a rede para conseguir captar qualquer pessoa que tinha um sintoma", continuou, reforçando que a exceção são os lares de idosos.

12h45 - "Portugal continua a aumentar número de testes efetuados", indicou esta segunda-feira, em conferência de imprensa, o secretário de Estado da Saúde, esclarecendo que "são feitos 11 mil testes por dia: sete mil no público e quatro mil no privado".

António Sales avançou, ainda, com a "testagem de cerca de 10.500 amostras processadas por milhão de habitantes", algo que garante estar "em linha, e em alguns casos acima, de países como a Suécia, Dinamarca, não muito longe da Itália".

Pode seguir a conferência aqui:

12h40 - Os equipamentos de proteção doados pela China à União Europeia (UE), que incluem dois milhões de máscaras e 50 mil 'kits' de teste, foram hoje entregues a Itália, o país comunitário mais afetado pela pandemia, anunciou Bruxelas.

12h31 - Os Açores vão ficar com 79 ventiladores para enfrentar a pandemia de Covid-19, aguardando ainda a chegada de alguns equipamentos doados por entidades ou movimentos cívicos, afirmou hoje a secretária regional da Saúde.

12h01 - Registados mais 16 mortos em Portugal, esta segunda-feira, elevando o número total para 311. Este é o crescimento de óbitos mais baixo desde o dia 27 de março, data em que se registaram também mais 16 mortes.

São ainda registados mais 452 casos confirmados de infeção, o número mais baixo em seis dias (última vez que esteve neste patamar foi a 30 de março, com 446 casos). A taxa de variação é de 4%, a mais baixa desde o início da pandemia. O número total de casos de infeção diagnosticados é de 11.730.

Notícias ao MinutoEsta segunda-feira, 6 de abril, número de casos confirmados volta a descer em comparação com os dias anteriores.© Notícias ao Minuto

Em relação ao número de pessoas nos cuidados intensivos, são agora 270, mais 3 do que na véspera, também o número mais baixo em semanas. O número de recuperados, por seu turno, quase duplicou, passando de 75 para 140 (+65).

11h57 - O número de mortes provocadas pela Covid-19 em África subiu para 414 nas últimas horas num universo de mais de 9.198 casos registados em 51 países. Segundo o boletim do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (CDC África), as infeções confirmadas passaram de 8.536 para 9.198.

11h56 - Na Coreia do Sul, mais de 50 pacientes de Covid-19 voltam a acusar positivo após cura. Este facto dever-se-á a uma reativação do vírus no próprio organismo e não novas infeções verificadas após os testes negativos.

11h49 - Ovar. O Governo autoriza a laboração de oito empresas específicas durante o cerco sanitário imposto a Ovar para contenção da covid-19, entre as quais a Yazaki Saltano e a Kirchhoff, segundo despacho publicado hoje em Diário da República.

11h46 - Na Colômbia, uma profissional de saúde foi multada pela polícia por ter ido às compras depois de ter saído do trabalho. Foi aberta uma investigação por presumível abuso de autoridade.

11h35 - Morreu uma enfermeira britânica infetada com a Covid-19. É a terceira enfermeira a morrer por causa da doença no Reino Unido. Liz Glanister, diz a BBC, trabalhava em Liverpool e morreu na sexta-feira.

11h30 - Suécia. Stefan Lofven, primeiro-ministro sueco, falou esta segunda-feira aos suecos e deixou aviso de que irão registar-se milhares mortes no país.

11h15 - Isolamento e criançasDireção-Geral da Saúde revela o que os mais pequenos devem ser chamados a fazer para se interessarem pela sua alimentação durante este período em que estão em casa.

11h00 - O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) lançou a iniciativa 'Mensagem H2 - MSH2', que consiste em fazer chegar a cada doente internado mensagens de solidariedade enviadas pelos seus familiares e amigos.

10h55 - No estado de Ohio, nos Estados Unidos, os jornalistas entrevistaram pessoas que estavam a sair de uma missa, questionando sobre a despreocupação para com as medidas de confinamento. Uma mulher, depois de sair de um evento com várias dezenas de pessoas, disse que "não estaria em mais lado nenhum" senão ali e que não estava preocupada porque estava "coberta com o sangue de Jesus".

Os Estados Unidos são o país com mais casos de infeção do mundo e, este domingo, foram registadas mais de 1.200 mortes, ocorridas nas 24 horas anteriores.

10h34 - Espanha regista 637 mortos nas últimas 24 horas, o número mais baixo desde 24 de março, com um crescimento de 5,1% em relação a domingo, taxa que continua a baixar. O número total de óbitos em resultado da Covid-19 é agora de 13.055. Existem, ainda, 135.032 infetados (mais 4.273 do que ontem, um acréscimo de 3,2%), dos quais 59.622 estão hospitalizados, com 6.931 em estado grave.

10h20 - A África do Sul regista 11 mortos e 1.655 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, anunciaram as autoridades da Saúde.

10h18 - O secretário-geral da ONU lançou um apelo global no domingo para que se protejam mulheres e crianças "em casa", desprotegidas pelo confinamento provocado pela pandemia da covid-19 que exacerba a violência doméstica. António Guterres solicitou o estabelecimento de "sistemas de alerta de emergência em farmácias e lojas de alimentos", os únicos locais que permanecem abertos em muitos países.

Recorde-se que, em França, já há registo de mulheres vítimas de violência doméstica que usaram a ida à farmácia para dar o alerta, através de uma palavra de código que dá indicação aos farmacêuticos de que a pessoa está a ser vítima de abuso.

Em Portugal, a Rede Nacional de Apoio "está a funcionar e pronta a responder a todos os pedidos".

10h10 - Bélgica anunciou esta segunda-feira mais 185 mortes por causa da Covid-19, elevando o número total para 1.632. Há ainda registo de 20.814 casos de infeção, depois de registados mais 1.123 casos nas últimas 24 horas. Pelo menos, 8.693 doentes estão hospitalizados, com 1.257 em estado grave.

10h06 - Portugueses em França "não podem levar a mal" não ir ao país na Páscoa. As férias da Páscoa levam habitualmente os emigrantes a Portugal, mas a pandemia de Covid-19 fez com que muitos portugueses em França cancelassem viagens, compreendendo o pedido das autoridades nacionais.

"Estamos a viver tempos estranhos e é uma novidade para todos os Estados. Nós, como portugueses residentes no estrangeiro, percebemos que este não é o melhor momento para estar com os familiares. Havendo um pouco de bom senso, as pessoas não podem levar a mal o facto de o Estado português apelar a que não regressem ao seu país"10h04 - Rede solidária faz nascer hospital de retaguarda em Viana do Castelo. Uma semana bastou a cerca de uma centena de voluntários de Viana do Castelo para pôr de pé um hospital preparado para receber doentes de Covid-19, em recuperação, através de uma rede de solidariedade que mobilizou várias freguesias.

10h00 - A ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, anunciou esta segunda-feira que mais de 100 mil pessoas já pediram acesso ao apoio excecional à família do Governo, no âmbito das medidas de combate à Covid-19, para cuidar de filhos e netos. Sobre o lay-off, mais de 33 mil empresas já pediram para aderir.

9h57 - Rússia. Apesar das medidas de confinamento, os militares russos violaram a quarentena para celebrar o 'Dia da Vitória', celebração nacional que se assinala a 9 de maio.

9h53 - A cadeia de supermercados Carrefour vai pagar, em Espanha, 200 euros extra aos seus trabalhadores em funções durante a pandemia da Covid-19. Esta medida de compensação junta-se a outras já anunciadas pelo grupo, como descontos de empregado de 8% a 16%.

9h50 - A Alemanha registou hoje menos novos casos diagnosticados (3.677) e um decréscimo do número diário de vítimas mortais (92) em relação ao dia anterior, tendo agora, no total, 95.391 infetados e 1.434 mortes registadas.

9h35 - Uma vacina contra a Covid-19 pode ser administrada já no próximo outono a profissionais de saúde, assegurou, nesta segunda-feira, numa entrevista ao diário Le Figaro, o diretor executivo da  empresa de biotecnologia Moderna Therapeutics Stéphane Bancel.

9h28 - Bélgica. Pela primeira vez desde o início da epidemia, mais pacientes saíram do hospital (504) do que aqueles que entraram (499), de acordo com os dados revelados no domingo. Um cartoon no Le Soir reflete isso mesmo. A Bélgica contabiliza agora 1.447 mortes e mais de 19 mil casos de infeção.

9h25 - Impacto no desporto. Neymar e Kylian Mbappé, as duas grandes estrelas do atual plantel do PSG, têm sido associados a possíveis saídas, mas permanecerão em Paris, pelo menos, enquanto durar a pandemia. Por cá, o presidente do Sindicato dos Jogadores saiu em defesa dos futebolistas que atuam em Portugal e alertou para o facto de estes não terem que estar sujeitos a riscos desnecessários para que o futebol volte ao ativo.

9h22 - Máscaras. A Ordem dos Médicos (OM) defende que os critérios para uso universal das máscaras de proteção individual pelos profissionais de saúde e pela população em geral devem ser revistos. O gabinete de crise da OM diz também que o Governo deve "assegurar o fornecimento ininterrupto dos equipamentos de proteção individual indispensáveis à segurança de quem cuida dos portugueses".

9h20 - Como vão sobreviver os mais pobres no Brasil? As duas maiores favelas da maior cidade do Brasil estão a organizar-se para combater o novo coronavírus, num momento em que presidente e governos estaduais não concordam sobre as medidas a adotar. As ruas de Heliópolis e Paraisópolis (São Paulo) continuam com milhares de pessoas a circular num país em que o Estado é pouco presente e são os líderes comunitários que tentam compensar as limitações, um cenário que torna evidente os dois 'Brasis' que coexistem.

Entretanto: Adelita Ribeiro da Silva, técnica de enfermagem e laboratório, uma voz ativa na defesa, no início da pandemia no Brasil, do isolamento da população, morreu este sábado.

9h14 - "Vamos cuidar de quem cuidou de nós". Campanha lançada a nível nacional para procurar voluntários para ajudar em lares de idosos conseguiu já mais de 800 voluntários num fim de semana. Quem quiser e puder ajudar deve inscrever-se aqui.

9h07 - O ministro da Administração Interna deu, na manhã desta segunda-feira, uma entrevista à Rádio Renascença. Eduardo Cabrita referiu que, nesta altura da Páscoa"vamos ter nas ruas 35 mil efetivos", entre GNRPSP e SEF nas ruas a garantir a segurança dos portugueses.

8h59 - Celebridades. John Taylor, baixista dos Duran Duran, foi diagnosticado com Covid-19. Lee Fierroatriz que ficou conhecida pelo seu papel no filme 'Jaws' (1975), morreu na sequência de complicações devido à doença causada pelo vírus SARS-CoV-2.

8h56 - Boris Johnson foi ontem hospitalizado por precaução e terá recebido tratamento, de acordo com a imprensa britânica. O chefe do governo teria apresentado algumas dificuldades respiratórias, isto depois de mais de 10 dias na residência oficial com sintomas ligeiros como febre.

8h48 - Amor, sobretudo na doença. Um exemplo relatado a partir do hospital de Múrcia, em Espanha. "Antónia e António estão casados há mais de 50 anos, ambos têm Covid-19. No dia em que foram internados pediram para que juntássemos as suas camas, para poderem dar as mãos. Olham um para o outro como se namorassem há poucas semanas, tratam-se com carinho e respeito e dirigem-se a nós com uma ternura que conquistou os nossos corações. Parece que a doença é a sua última preocupação. Cuidam um do outro e reconfortam-nos enquanto fazemos o nosso trabalho".

8h44 - Casos de Itália e Espanha "dão esperança". Deborah Birx, parte da equipa de conselheiros de Donald Trump, indicou esta segunda-feira que as situações de Itália e Espanha, onde os números de infeções e de mortes têm estado a descer nos últimos dias, "dão esperança" sobre "o que poderá ser o futuro" dos Estados Unidos.

"Temos esperança que, durante a próxima semana, assistiremos a uma estabilização dos casos nas áreas metropolitanas onde o surto eclodiu há várias semanas", indicou, citada pela BBC.

8h36 - A Direção-Geral de Saúde (DGS) lança esta semana um inquérito nacional à população para se poder caracterizar o comportamento de atividade física e o alimentar e um diretório de atividades para o atual contexto de isolamento social que, no entender da responsável do programa, "é uma altura de risco para o sedentarismo".

8h30 - Usa luvas? Enfermeira explica o que acontece quando não se usam as luvas de forma apropriada.

8h22 - O Japão vai declarar o estado de emergência em várias regiões do país onde os casos da covid-19 estão a aumentar, incluindo Tóquio e Osaka, anunciou hoje o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

8h20 - O uso de máscarasDireção-Geral da Saúde colocou no Facebook uma publicação para esclarecer as dúvidas dos portugueses sobre este equipamento.

8h15 - Já viu um profissional de saúde equipar-se? Timelapse mostra homem a equipar-se para horas de combate à pandemia de Covid-19 num hospital.

8h10 - Trump interrompe Fauci. Donald Trump voltou a falar da hidroxicloroquina, usada na profilaxia da malária e ainda sem efeitos comprovados no tratamento da Covid-19. Quando chegou a vez do seu conselheiro da Saúde responder sobre o medicamento, o governante republicano impediu-o.

8h05 - Chegou aqui agora? Recorde os principais tópicos das últimas horas:

  • DGS recua na posição sobre máscaras? A ministra da Saúde anunciou este domingo, em entrevista à RTP1, que a Direção-geral da Saúde pediu um parecer sobre o uso generalizado de máscaras para evitar a propagação da covid-19, tendo sido aconselhada a equacionar a medida.
  • Boris Johnson hospitalizado. O primeiro-ministro do Reino Unido deu entrada este domingo no hospital para a realização de testes por conta da Covid-19.
  • Diretora-geral da Saúde da Escócia demitiu-se. Catherine Calderwood anunciou na noite de domingo a sua demissão após ter desrespeitado as regras de confinamento que impôs, ao deslocar-se por duas vezes à sua segunda casa durante o atual surto do coronavírus.
  • Tigre infetado. Um tigre do jardim zoológico do Bronx estou positivo ao novo coronavírus, indicou no domingo a instituição, infeção que o felino terá contraído através de um guarda que na ocasião não apresentava qualquer sintoma.
  • Estados Unidos. Foram registadas domingo mais de 1.200 mortes em 24 horas causadas pela Covid-19. O número total de mortes desde o início da pandemia nos Estados Unidos é agora de mais de nove mil e cerca de 337.000 infetados.
  • Brasil. Em apenas 24 horas, foram registados 852 novos casos em todo o país, aumentado para 11.130 o número de infetados. Com mais 54 novos óbitos, o número total é de 486.

8h00 - Iniciámos um novo registo diário. Confira aqui os desenvolvimentos da noite de domingo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório