Meteorologia

  • 28 MAIO 2020
Tempo
27º
MIN 20º MÁX 33º

Edição

Militares russos 'furam' quarentena para celebrar Dia da Vitória

Jornal Guardian diz que ministro da defesa da Rússia insiste numa parada com 15 mil militares para celebrar o 'Dia da Vitória', celebração nacional que se assinala a 9 de maio e marca a rendição da Alemanha Nazi à União Soviética na Segunda Guerra Mundial.

Militares russos 'furam' quarentena para celebrar Dia da Vitória

Apesar de o governo russo estar a tomar medidas preventivas de isolamento social devido ao crescimento do número de casos de Covid-19, os militares continuam ao serviço e o ministro da defesa do país estará a apelar a Vladimir Putin para que se levem a cabo as celebrações do dia 9 de maio, o 'Dia da Vitória'.

Segundo o reportado pelo jornal The Guardian, os militares continuam a ensaiar os seus movimentos para a parada que, normalmente, acontece nessa data. Contra as ordens do Kremlim, os militares prosseguem nos seus 'exercícios' normais.

Nas redes sociais circulam imagens de milhares de militares em prontidão - pode ver na galeria acima -, todos juntos, sem equipamento protetivo e sem qualquer preocupação com as normas de distanciamento social mínimo entre pessoas.

"O 9 de maio é um data sagrada para milhões e milhões na Rússia. O cortejo do Dia da Vitória está agendado (com medidas sanitárias preparadas) e terá lugar na Praça Vermelha", escreveu no Twitter uma conta do ministério dos Negócios Estrangeiros, posição que foi contestada pelo líder da oposição Alexei Navalny que lhe chamou "uma idiotice", dizendo mesmo que os soldados poderão "ser incubadoras do novo coronavírus".

Relembre-se que o Dia da Vitória é o evento público mais relevante no calendário russo, um evento que é boicotado pelos líderes ocidentais desde 2014, altura em que a Rússia anexou a Crimeia.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório