Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Banif: Seis interessados, pressa na venda, zero propostas

Seja qual for a solução final para o Banif muito dificilmente o Estado escapará a custos.

Banif: Seis interessados, pressa na venda, zero propostas
Notícias ao Minuto

08:50 - 15/12/15 por Notícias ao Minuto

Economia Banco

O Governo espera receber o mais depressa possível propostas à compra do Banif, mas apesar de existirem seis potenciais interessados, entre os quais a Apollo, o Santander e o Popular, nenhum avançou até ao momento.

Segundo o Diário Económico, o Governo tentou mesmo apressar a entrega das ofertas para entre hoje e amanhã, mas sem sucesso. Espera, agora, encontrar um comprador até quinta-feira.

Além de acabar com a incerteza em torno do banco, a urgência na venda do Banif prende-se com movimentações do Banco Central Europeu junto do Governo.

Segundo o Público, a auditora PwC alertou o Banco de Portugal em outubro para os riscos dos atrasos em encontrar uma solução para os problemas no Banif.

Nessa sequência, o regulador terá pedido à gestão do banco que lhe apresentasse um investidor para capitalizar a instituição até meio de dezembro.

Carlos Costa comunicou ao então governo que o Banif estava com alguns problemas de capital, mas as conversações entre o governador do Banco de Portugal e a ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, responsáveis pela condução do dossiê, não foram produtivas.

O problema foi sendo adiado e o regulador nacional, bem como a Direção-Geral da Concorrência aumentaram a pressão junto do atual Governo para que se encontre uma solução rapidamente.

Quer o banco seja vendido a privados, quer este seja entregue ao Estado, muito dificilmente se escapará a danos colaterais. O Diário Económico estima, dependo do cenário final, custos entre 125 milhões de euros e os 275 milhões, Para além dos 700 milhões injetados em 2012 dos quais será recuperado muito pouco.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório