Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Empresários preferem Esquerda a um governo de gestão

Preferência entre os CEO passaria por acordo entre PS e coligação. Mas tal hipótese é difícil.

Empresários preferem Esquerda a um governo de gestão
Notícias ao Minuto

09:15 - 26/10/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Negócio

O Portugal do mundo dos negócios continua a assistir ao debate do Portugal político. Numa altura em que ainda não há acordo de governo, é possível fazer uma escala de preferências para a maioria dos empresários.

Conta o Diário Económico que empresários como Carlos Barbot, CEO da Tintas Barbot, e João Miranda, CEO da Frulact, não diabolizam um governo de Esquerda, preferindo esta opção, em termos de estabilidade, a um eventual governo de gestão durante meses.

Nuno Ribeiro da Silva, CEO da Endesa, e o banqueiro Mira Amaral, com experiência em governos de gestão, deixam mesmo o alerta à mesa publicação: “um governo de gestão dura três meses no máximo e é diabólico para quem faz parte dele”, afirma o administrador do BIC.

A preferência entre empresários vai para um acordo entre a coligação e os socialistas, que viabiliza o programa d e um executivo que seria liderado por Passos Coelho. Mas numa altura em que Cavaco Silva deixou em aberto a possibilidade de recusar um governo de Esquerda, a verdade é que o maior receio vai não para um Executivo com tendências de Esquerda, mas sim para a possibilidade de um governo de gestão.

Entre os contactados pelo Diário Económico, as objeções ficam por conta de João Costa, da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que teme que um executivo PS/Bloco/CDU tome decisões que contrariem reformas do anterior governo.

Nesse sentido, a preferência iria para um governo de gestão, porque haveria menos mudanças. Pese embora o facto de um governo de gestão estar limitado à gestão corrente, impossibilitado de tomar qualquer decisão.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório