Meteorologia

  • 22 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 22º

Romance lançado em Sernancelhe convida a refletir sobre desertificação

Uma reflexão sobre a desertificação das aldeias do interior de Portugal e como serão elas daqui a meio século é a proposta deixada por um romance que é lançado no sábado, em Sernancelhe, no norte do distrito de Viseu.

Romance lançado em Sernancelhe convida a refletir sobre desertificação
Notícias ao Minuto

22:08 - 26/06/15 por Lusa

Cultura Viseu

"Regal, defesa da aldeia" é o nome do romance escrito por Teresa Barranha, natural de Carapito, no concelho de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda.

"Mesmo no tempo em que estive em Viseu, tive sempre um pé lá, outro cá. Nunca quebrei raízes. Carapito sempre foi a minha morada oficial e de coração e isso ajudou-me a refletir sobre esta temática", contou à agência Lusa a antiga jornalista, que é vereadora em regime de não permanência na Câmara de Aguiar da Beira.

O romance passa-se numa aldeia fictícia, onde a personagem Luzia fica esquecida. A mulher de 50 e poucos anos torna-se sua guardiã, até que um dia descobre que já não está sozinha.

"Eu espero que a minha aldeia tenha muita gente daqui a 50 anos, mas a verdade é que há muita coisa que pode acontecer que pode dar origem a um cenário desses", considerou.

Teresa Barranha avançou que o romance "tem uma história bonita, não é um alarme social", mas espera que deixe na cabeça dos leitores a pergunta: "E se, de facto, isto um dia acontece?".

Segundo a autora, Luzia fica sozinha na aldeia de Regal, por opção, e ninguém se apercebe.

"Isto já acontece hoje. Quantas e quantas pessoas ainda existem, ainda têm Bilhete de Identidade, e já tanta gente se esqueceu delas?", questionou.

A primeira descoberta é a de que consegue viver sozinha, "mas depois aparece alguém", contou Teresa Barranha, acrescentando que "o livro deixa uma porta aberta para o futuro da aldeia".

"Apesar de a temática ser este isolamento, a ideia que quero transmitir com o livro é exatamente o contrário: que se consegue sempre dar a volta", frisou.

O lançamento do livro decorre durante a segunda edição do SER + Cultura, organizado pelo município de Sernancelhe.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório