Meteorologia

  • 24 JUNHO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 29º

Centro Cultural da Malaposta com estreias no flamenco e na música

A programação do Centro Cultural da Malaposta, em Odivelas, nos arredores de Lisboa, para a temporada 2024/25 prevê as estreias da Companhia de Dança de Flamenco João Lara e do Projeto Berenice Ensemble, anunciou a sala.

Centro Cultural da Malaposta com estreias no flamenco e na música
Notícias ao Minuto

16:37 - 21/05/24 por Lusa

Cultura Cultura

A Companhia de Dança de Flamenco de João Lara estará em cartaz em outubro, mês em que se inicia o ciclo "Quartas a Rir", com a comédia "Man Talks Faz-te Homem", de Luís Coelho, e que vai contar com "os melhores intervenientes na área do teatro de improviso e 'stand up comedy'", segundo comunicado enviado à Lusa pela produtora Yellow Star Company (YSC), que gere o centro cultural.

O Projeto Berenice Ensemble, "de fusão com música clássica e espanhola", estreia-se em dezembro na sala de Olival Basto.

A YSC é, a partir deste mês, a responsável pela programação da Malaposta, em Olival de Basto, no concelho de Odivelas, distrito de Lisboa.

No comunicado, a companhia de Carla Matadinho e Paulo Sousa Costa refere-se ao projeto da Malaposta como "um emocionante capítulo" no intuito "de promover a cultura e as artes no distrito e além".

O Centro Cultural da Malaposta é "um espaço destinado a apresentações e manifestações culturais das mais diversas modalidades: Teatro, Música, Dança, Cinema, Pintura, Literatura, Formações nas diversas áreas artísticas, Workshops, visando promover o desenvolvimento da cultura entre os habitantes de uma região e, principalmente, na Grande Lisboa".

A YSC pretende tornar a Malaposta "uma referência na cultura e uma passagem obrigatória dos artistas nacionais e também internacionais" e "um espaço onde muitos projetos emergentes possam encontrar o seu lugar para se apresentarem".

A YSC tem para este espaço "uma estratégia de dinâmicas culturais com espetáculos infantis, formação e criação de uma sinergia com as escolas e diversas entidades que trabalham diretamente esta faixa etária".

As quartas-feiras serão dedicadas à comédia e as terças-feiras, serão noites para "diversos estilos de dança".

Em cena está até 02 de junho, "A Noite", de José Saramago, com encenação e adaptação de Paulo Sousa Costa. O elenco é constituído por Diogo Morgado, Jorge Corrula, João Didelet, Luís Pacheco, Elsa Galvão e Ricardo de Sá, entre outros.

No dia 01 de junho, Dia Mundial da Criança, sobe à cena o musical "Madagáscar", estando também previsto o musical "Shrek".

Nos projetos da YSC está ainda o "teatro para bebés, espetáculos de cariz pedagógico para todas as escolas até ao 12.º ano, espetáculos de marionetas, [e] espetáculos com temática popular de cada país".

Vão ainda subir ao palco as peças "Monólogos da Vagina", de Eve Ensler, numa encenação de Paulo Sousa Costa, "Ruy Historia devida", de Paulo Coelho, com encenação também de Sousa Costa e Ruy de Carvalho como protagonista, "A Ratoeira", de Agatha Christie, pelo mesmo encenador e contando o elenco com Ruy de Carvalho, Elsa Galvão, Filipe Crawford e Sofia de Portugal, entre outros.

A programação prevê também "Meu Querido Sloan", de Joe Orton, e "Os Homens da Minha Vida".

"No teatro estamos a preparar diversos ciclos de formação com alguns dos principais nomes nacionais. Formação dos mais jovens e formação especializada para profissionais de cultura e publico em geral", refere a produtora.

No cinema, a YSC afirma que está "a preparar uma programação de autor e documental" e conta lançar um concurso de curtas-metragens.

Leia Também: Imaginarius propõe abraços virtuais como "espaços de paz"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório