Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 22º

Madeira. Sérgio Gonçalves é único candidato a líder do PS nas eleições

O deputado Sérgio Gonçalves é o único candidato à liderança do PS/Madeira nas eleições de sábado, para suceder a Paulo Cafôfo, o presidente dos socialistas madeirenses que se demitiu depois dos maus resultados do partido nas mais recentes autárquicas.

Madeira. Sérgio Gonçalves é único candidato a líder do PS nas eleições
Notícias ao Minuto

10:31 - 18/02/22 por Lusa

Política PS/Madeira

A comissão organizadora do congresso do Partido Socialista da Madeira informou que a candidatura de Sérgio Gonçalves "foi a única que foi validada", tendo sido rejeitada "uma outra possível que não cumpriu os requisitos estatutários exigíveis".

Na mesma informação foi referido que Sérgio Gonçalves "entregou todos os documentos necessários, incluindo a moção de estratégia global intitulada 'Pela Madeira, Competência e Compromisso', que contou com 500 subscritores".

Segundo a estrutura partidária, nestas eleições internas estão aptos a votar cerca de 1.630 militantes, podendo participar todos os que têm seis meses de inscrição no partido e as quotas regularizadas, com pagamento efetuado até ao final de 2021.

Sérgio Gonçalves, gestor de profissão, nasceu em 07 de abril de 1979 e tornou-se militante socialista em dezembro de 2019, depois de ter sido eleito deputado para a Assembleia Legislativa da Madeira, figurando na lista de candidatos em 16.º lugar.

Estudou na Universidade de Liubliana (Eslovénia) e na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

No seu currículo profissional inclui a passagem pela empresa Aeroportos da Madeira (2006-2011) e a Porto Santo Line, que explora a linha marítima Madeira-Porto Santo (2011-2019).

O agora deputado deverá suceder a Paulo Cafôfo que foi o candidato do PS/Madeira nas legislativas regionais de 22 de setembro de 2019, nas quais o partido conseguiu o melhor resultado eleitoral de sempre na região, elegendo 19 dos 47 deputados na Assembleia Legislativa, e ocupou o lugar no parlamento do arquipélago.

Cerca de 10 meses depois, em 25 de julho de 2020, o também antigo presidente da Câmara do Funchal foi eleito décimo líder do PS/Madeira, com 1.431 votos dos 1.472 militantes que participaram nesse ato eleitoral, num universo de 2.000 em condições de votar.

Nessas eleições internas, Cafôfo foi também o único candidato, sucedendo a Emanuel Câmara, atual presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz.

Na sequência do mau resultado nas autárquicas que se realizaram em 26 de setembro 2021 - nas quais o PS, encabeçando a coligação "Confiança", composta também por BE/PAN/MPT/PDR, perdeu a Câmara do Funchal para o PSD/CDS-PP -, anunciou a sua demissão do cargo de líder dos socialistas madeirenses e renunciou ao cargo de deputado no parlamento insular.

Sérgio Gonçalves propõe-se agora liderar o partido rumo às próximas eleições regionais de 2023, apostando na alternativa política na Madeira. Tem como objetivo estabelecido afastar a coligação PSD/CDS-PP do Governo Regional, numa região onde a presidência do executivo sempre foi social-democrata.

O congresso regional dos socialistas madeirenses está agendado para 12 e 13 de março.

Este mês, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, foi reeleito líder do PSD/Madeira.

Leia Também: Capitania do Funchal recomenda embarcações a ficarem nos portos de abrigo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório