Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Maior apreensão de sempre de meixão em Portugal no valor de 1 milhão

A ASAE apreendeu 600 quilos desta espécie, no valor de aproximado de 1 milhão de euros.

Maior apreensão de sempre de meixão em Portugal no valor de 1 milhão
Notícias ao Minuto

19:10 - 28/03/18 por Filipa Matias Pereira

País ASAE

Ontem, a ASAE, través da sua Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal, fez a maior apreensão de meixão de sempre em Portugal. No âmbito da ‘Operação SARGAÇO’, foram apreendidos 600 quilos desta espécie, no valor de aproximado de 1 milhão de euros.

Esta operação, esclarece o comunicado enviado às redações, começou a ser idealizada em outubro de 2017, “na sequência de informações policiais sobre o tráfico de meixão em Portugal”.

E ao longo destes meses “foram feitas 26 detenções de cidadãos de origem asiática, nos aeroportos de Lisboa e Porto (em colaboração com a Autoridade Tributária e Aduaneira), pelo crime de danos contra a natureza, tendo sido apreendidos, no total, cerca de 390 quilos desta espécie protegida pela Convenção CITES”, acrescenta o comunicado.

E estas detenções levaram a uma investigação de âmbito nacional que terminou ontem, em Aveiro e Coimbra, com a realização de 18 mandados de busca “a elementos que se acreditam serem integrantes de uma rede organizada que, recorrendo à pesca ilegal da enguia bebé (que ocorre em vários pontos do país), aglomeravam, preparavam e enviavam meixão para o Oriente, onde o valor pode ascender até aos 10.000 euros por quilo”. Na execução dos mandados, refere ainda a ASAE, “dois cidadãos asiáticos, que já tinham sido detidos nos aeroportos, por servirem de ‘correios’, foram novamente detetados na posse da espécie protegida, no armazém gerido pela rede (onde estavam os 32 tanques de meixão vivo)”.

Com efeito, no âmbito desta ação, foram apreendidos, nas buscas de ontem, 598 quilos de meixão, quatro computadores, oito telemóveis, dois tablets e todos os artigos utilizados na preparação, manutenção e expedição do meixão vivo: 149 malas de viagem, uma bomba de limpeza, 39 tanques, sete balanças, 17 camaroeiros, 56 redes, 30 compressores, cinco arcas de congelação, 21 rolos de tela de isolamento térmico, 160 sacos de plástico duplo (específico para injeção de oxigénio/ar), três garrafas de ar comprimido e uma rede de pesca de meixão.

Nas buscas, foi ainda apreendida uma arma de fogo (caçadeira) com 131 munições (cal. 12) e cerca de 32 mil euros em numerário. “As apreensões feitas nas buscas ontem realizadas, perfazem a um valor aproximado de 1.050.228 euros”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório