Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Ministro da Defesa realizou visita de trabalho à Costa do Marfim

O ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, efetuou uma visita à Costa do Marfim, entre sábado e hoje, a convite do seu homólogo marfinense, anunciou num comunicado o Ministério da Defesa.

Ministro da Defesa realizou visita de trabalho à Costa do Marfim
Notícias ao Minuto

14:25 - 25/02/18 por Lusa

País Azeredo Lopes

De acordo com a nota, "a convite do ministro de Estado e ministro da Defesa da Costa do Marfim, Hamed Bakayoko, o ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, efetuou de 24 a 25 de fevereiro de 2018, uma visita de amizade e trabalho" àquele país africano.

Durante a sua visita, segundo o comunicado, o ministro Azeredo Lopes e a sua delegação tiveram uma sessão de trabalho com o ministro Hamed Bakayoko.

"Os dois ministros discutiram as oportunidades de cooperação entre os dois países, incluindo a negociação de um acordo de defesa, a partilha de experiências, a formação e a realização de exercícios conjuntos", lê-se na nota.

Os ministros abordaram ainda a possibilidade de aquisição de capacidades militares pela Costa do Marfim.

Azeredo Lopes e Hamed Bakayoko "acordaram igualmente conjugar esforços na luta contra a pirataria marítima no Golfo da Guiné, o terrorismo e a criminalidade transnacional".

No final da sessão de trabalho, de acordo com a nota, "foi assinada uma declaração de intenções que reafirma a vontade de promover e reforçar a cooperação no domínio da defesa através da assinatura de um acordo bilateral".

Azeredo Lopes convidou o seu homólogo da Costa do Marfim a realizar uma visita a Portugal e o ministro Hamed Bakayoko aceitou o convite, devendo a data ser definida através dos canais diplomáticos.

"O ministro da Defesa Nacional de Portugal, em nome do Governo português, felicitou vivamente o Governo marfinense pelo progresso registado na Costa do Marfim nos planos económico e de segurança. O ministro da Defesa reafirmou ainda o empenho do Governo português em apoiar o Governo da Costa do Marfim na sua intenção de alçar a Costa do Marfim ao estatuto de país emergente até 2020", segundo o comunicado.

Após a reunião, o ministro da Defesa de Portugal convidou o seu homólogo marfinense a visitar o NRP 'Bérrio', navio da marinha portuguesa que estava em escala em Abidjan, desde o dia 21 de fevereiro.

Segundo o comunicado, o ministro Azeredo Lopes "exprimiu o seu reconhecimento e gratidão pelo acolhimento caloroso que lhe foi dispensado assim como à delegação portuguesa durante a estadia".

O encontro entre as duas delegações terminou com um jantar oferecido em honra do ministro Azeredo Lopes pelo seu homólogo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório