Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Portugueses e espanhóis manifestam-se em Madrid contra a energia nuclear

Dezenas de organizações espanholas e portuguesas contra a utilização de energia nuclear realizam hoje em Madrid uma manifestação para exigir ao Governo espanhol o encerramento de todas as centrais nucleares existentes na Península Ibérica.

Portugueses e espanhóis manifestam-se em Madrid contra a energia nuclear
Notícias ao Minuto

06:28 - 10/06/17 por Lusa

País Central nuclear

A manifestação foi convocada pelo Movimento Ibérico Antinuclear (MIA), que agrupa associações dos dois países, com o lema "Fechar Almaraz e todas as outras" ("Cerrar Almaraz y todas las demás", em espanhol).

O MIA pretende que o Governo espanhol encerre as centrais nucleares existentes à medida que forem caducando as atuais licenças de exploração e defende a passagem para um modelo energético "renovável, justo e sustentável".

Nuno Sequeira, vice-presidente da Quercus - uma das associações que estão no MIA -- disse à Lusa, no início da semana, que a organização espera "muitos milhares" de manifestantes portugueses, espanhóis e outros europeus para "a manifestação ibérica contra as centrais nucleares, contra a construção de cemitérios nucleares, contra a unidade de Almaraz".

Os portugueses vão deslocar-se a Madrid em autocarros disponibilizados pelas organizações do MIA, atualmente oito em Portugal.

A possibilidade de a central de Almaraz, localizada a cerca de cem quilómetros da fronteira portuguesa, ter licença para prolongar o funcionamento além de 2020 e a construção de um armazém para resíduos nucleares perto da unidade, tem suscitado oposição em Portugal e em Espanha.

A manifestação de Madrid sai às 18:00 (17:00 em Lisboa) de Atocha, ao lado da maior estação de comboios da capital, e termina na praça de Legazpi, sendo apoiada por uma série de formações políticas, principalmente de extrema-esquerda, entre elas as espanholas Podemos e Esquerda Unida ou as portuguesas Bloco de Esquerda (BE), Pessoas-Animais-Natureza (PAN) e "Os Verdes".

A coordenadora do BE, Catarina Martins, o líder do PAN, André Silva, e a deputada Heloísa Apolónia, do PEV, participam na manifestação ibérica em Madrid.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório